Sexta, 18 de Setembro de 2020
27 99808-4347
Política

Instituto entrega materiais esportivos à Prefeitura de Linhares

Instituto foi criado por uma ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei

10/05/2019 08h13
Por: Redação
Instituto entrega materiais esportivos à Prefeitura de Linhares

A Secretaria de Educação de Linhares recebeu do Instituto Esporte e Educação, criado pela ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, Ana Moser, materiais esportivos nesta quinta-feira (9), no Centro Cultural Nice Avanza. A entrega faz parte da formação “Rede de Parceiros Multiplicadores do Esporte Educacional” que conta hoje com 40 profissionais da rede municipal de ensino participando do curso.

Cada kit conta com 10 bambolês, 15 coletes, 4 bolas de basquete vinil, 10 cones pequenos, 3 bolas de futebol vinil, 3 bolas de futebol EVA, 3 bolas de vôlei EVA, 3 bolas de vôlei vinil, 5 cordas individuais, 1 corda elástica de 6 metros e 1 rolo de elástico largo. Será utilizado nas escolas pelos professores cursistas com objetivo de potencializar a prática pedagógica.

A professora de Educação Física da EMEF Presidente Castelo Branco, Leda Maria Calmon Ribeiro, participa da formação e está empolgada com o recebimento dos materiais. “Já colocamos em prática na escola tudo que estamos aprendendo na formação. O curso é muito bom e os materiais para trabalhar foram muito bem-vindos”, disse. A aluna Annanda Carneiro Contadini Menezes, do 5º ano da escola, esteve com seus colegas de sala na entrega dos kits. “É muito legal saber que vamos ter materiais novos pra brincar, para aprender novas coisas. O elástico mesmo, a gente vai aproveitar em diferentes atividades”.

O subcoordenador pedagógico do instituto, Pedro Régis Gonçalves, explicou que o kit é um complemento da formação. “Foi elaborado para estimular o olhar do professor para os materiais alternativos, coloridos, mais leves e que chamam a atenção das crianças. A formação tem uma metodologia ativa, mais motivadora para aluno e professor, com foco no desenvolvimento das habilidades motoras da criança”, frisou.

“O esporte como instrumento educacional objetiva o desenvolvimento integral dos estudantes, capacitando-os a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, de forma que as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social sejam ampliadas. Por meio das práticas esportivas é possível adequar às disciplinas dadas em sala de aula, mostrando e fazendo com que o aluno se desenvolva melhor”, destacou a coordenadora municipal do Centro de Formação, Andréia de Carli Giacomin.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou que parcerias como esta, que aliam educação e esporte, só trazem benefícios para o processo ensino-aprendizagem. “Essa formação vem para somar às atividades, projetos e ações que já são desenvolvidas no município. A prática esportiva ajuda na aprendizagem, melhorando a saúde física e mental, o que contribui para o aumento do desempenho dos nossos estudantes e melhores resultados nas tarefas do dia a dia”, frisou.

O vereador Jean Menezes, profissionais das secretarias de Educação e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município também estiverem presentes no evento.

Sobre o projeto

O Instituto Esporte e Educação é uma organização não-governamental brasileira que tem como missão formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola. Nesta sexta-feira aconteceu o segundo encontro da formação que tem sido realizada de forma alternada: uma vez em Linhares, no Centro Nice Avanza, e outra em São Mateus, e segue até o fim deste ano.

O Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional já atendeu 58 municípios, em sete estados brasileiros, capacitando 773 professores e gestores de escolas públicas, impactando 42.363 alunos na faixa etária entre 3 e 17 anos, em aulas regulares e 1.643 eventos de esporte educacional.

Fonte: PML

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias