Sexta, 24 de Setembro de 2021
27 99808-4347
Saúde 20 mil

Impressionante: Mais de 16 mil faltam às consultas com médicos especialistas em Linhares

Três a cada dez agendamentos não são cumpridos.

04/05/2019 06h30
Por: Redação
Impressionante: Mais de 16 mil faltam às consultas com médicos especialistas em Linhares

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares impressionam quando o assunto são as ausências de pacientes às consultas com médicos especialistas. De acordo com a Prefeitura de Linhares, o índice de faltas de pacientes da rede pública municipal de saúde à consultas com médicos especialistas chega a 30%, ou seja, três a cada dez agendamentos não são cumpridos.

Ainda segundo a Prefeitura, os indicadores apontam que, por ano, são 56 mil agendamentos pela Central de Especialidades do Município, e, deste total, 16,8 mil pacientes não comparecem às consultas.

Continua depois da publicidade

Para uma melhor compreensão, por semana 300 usuários do sistema municipal de saúde são agendados, mas não comparecem às consultas. A Secretaria de Saúde não recebe com antecedência o comunicado de ausência do paciente. De acordo com informações da Secretaria, o índice de absenteísmo (falta de comparecimento do usuário a uma consulta médica ou exame agendado) tolerado pelo Ministério da Saúde é de 12%.

Secretário faz apelo

Continua depois da publicidade

O secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, destaca que é preciso avaliar as causas que levam os pacientes a se ausentarem das consultas agendadas. “As faltas comprometem a programação, estabelecida pela secretaria, para atendimento. Solicitamos a compreensão dos pacientes agendados que, caso não possa comparecer, comunique a central de agendamentos. Isso permitirá que a vaga disponibilizada seja utilizada por outro paciente, dando maior celeridade aos atendimentos nas especialidades médicas e garantindo a antecipação e bem estar às pessoas que aguardam o agendamento”, frisou.

O secretário também ressalta. “Por determinação do prefeito Guerino, a secretaria  intensificou os esforços para ampliar ofertas e garantir maior número de consultas médicas especializadas e exames. Com isso, acabamos com as filas que antes tínhamos na Central de Regulação (antiga AMA). Houve ainda, melhoria no atendimento, e o ambiente está em fase de transformação/humanização. Contamos com a ajuda da população  neste processo ”, disse.

Município oferece mais de 30 especialidades 

Continua depois da publicidade

A secretaria de saúde oferece mais de 30 especialidades em consultas que são agendadas por meio da Central de Regulação, entre elas dermatologia, reumatologia, proctologia, angiologia, neurologia, cardiologia, urologia, endocrinologia, nutricionista, ortopedista, psiquiatria, gastrologia, pediatria, geriatria, ginecologia, oftalmologia.

O atendimento de especialidades médicas é realizado na sede da central, localizada no bairro Colina, no antigo Hospital Talma.

Continua depois da publicidade

22 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias