Sábado, 05 de Dezembro de 2020
27 99808-4347
Educação 50 anos

Os 50 anos da EMEF Castelo Branco em Linhares. Conheça a história

É muita história para comemorar...

02/05/2019 09h03
Por: Redação
Os 50 anos da EMEF Castelo Branco em Linhares. Conheça a história

Um “café de integração” que contou com a presença de pessoas ilustres, entre elas, o prefeito Guerino Luiz Zanon, além de funcionários, professores, pais, alunos e também quem já passou pela escola, seja estudando ou trabalhando.

Teve, ainda, apresentação com os alunos da escola, além da realização de um culto ecumênico, na Primeira Igreja Batista de Linhares, no Centro, para agradecer, homenagear e lembrar a trajetória da escola que formou muitos linharenses.

Assim foram comemorados os 50 anos de fundação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco, completados na terça-feira, dia 30 de abril.

Momentos marcantes

A cantora linharense, Dinorah Porto, interpretou os hinos Nacional e de Linhares e cantou um louvor em agradecimento. Os alunos fizeram uma brilhante apresentação cultural e emocionaram o público cantando os parabéns muito animado para a escola.

Niceas Felix Serafim faz parte da história da escola e não conteve a alegria de celebrar este momento. “Essa escola é minha vida. Fui professora por 19 anos e me aposentei duas vezes aqui. Realizei muitos sonhos, como ter o meu prédio, que durante muito tempo morei em uma casa no baixo e sonhava em morar no alto, e pela minha cupida, a então diretora Edna Mendieta Serafim, conheci meu esposo e me casei. É muito história”, brincou.

Hoje, 445 alunos do 1º ao 5º ano estudam na unidade de ensino que é referência na educação de crianças surdas do Ensino Fundamental I. As aulas de Libras são ministradas por uma professora surda e a escola conta com uma sala de recursos para atender, além das crianças surdas, as que possuem deficiências, assistindo assim, um total de 26 crianças.

Sessão solene

A sessão solene na Câmara Municipal de Linhares, que fica no bairro Colina, será no dia 6 de maio, em homenagem aos 50 anos de fundação. A diretora da escola, Maria Regina Taqueti Fávaro, disse que a EMEF Presidente Castelo Branco foi a terceira escola a ser construída no centro da cidade. “São 50 anos de fundação que têm que ser comemorados, pois muitos profissionais que se destacam hoje em Linhares estudaram nesta instituição de ensino”, disse a diretora. 

Conheça a história da escola

A EMEF Presidente Castelo Branco foi fundada no dia 30 de abril de 1969 e se chamava “Grupo Escolar Presidente Castelo Branco”, recebendo esse nome para homenagear o então Presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que assumiu a presidência em 15 de abril de 1964 a 15 de março de 1967 e faleceu num desastre aéreo em 18 de julho do mesmo ano.

A partir do ano de 1973 passa a se chamar “Escola de 1º Grau Presidente Castelo Branco”, até o ano de 2002, quando foi mudado para o nome de “Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco”. Em 2006 a escola foi municipalizada conforme Convênio de Municipalização nº 245/2005, passa a se chamar “Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco”, como é denominada hoje.

Quando foi fundada funcionava com 11 funcionários e 210 alunos. Atualmente, conta com 67 funcionários e 445 alunos, sendo a única Unidade Pública de Ensino de 1º ao 5º ano no centro da cidade e recebe alunos de diferentes bairros e da zona rural. (Fonte e foto: PML).

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias