Sábado, 24 de Julho de 2021
27 99808-4347
Política Tobias Cometti

2018: A força, depois de Deus, vem da nossa família, declara Tobias Cometti

Você vai se impressionar lendo as ações do vereador, que também é enfermeiro.

17/12/2018 11h18
Por: Redação
2018: A força, depois de Deus, vem da nossa família, declara Tobias Cometti

"O ofício de desempenhar a função de vereador junto às comunidades traz experiência de como ajudar ainda mais o povo, que certamente tem a nossa maior parcela de carinho desde que assumimos o mandato. A força, depois de Deus, vem da nossa família, que é nosso bem maior nesse mundo".

As palavras são do vereador Tobias Santos Cometti, ao falar sobre seus trabalhos junto ao Legislativo de Linhares.

Continua depois da publicidade

E você vai se impressionar ao ler o balanço das ações do vereador Tobias Cometti (DC) no decorrer de 2018. Confira abaixo:

Ele presentou (entre 2017 e 2018), 73 Projetos de Lei, Projetos Indicativos, Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual e Emendas Conjuntas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual. Entre eles a assessoria do vereador citou:

Continua depois da publicidade

-“Institui a Semana Municipal de Conscientização da Depressão Infanto Juvenil que será realizada do dia 08 a 14 de Outubro de cada ano”;

- “Dispõe sobre a divulgação da listagem de medicamentos disponíveis e em falta na Rede Municipal de Saúde”;

- “Estabelece dever de prestação de contas por parte das empresas prestadoras de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário”.

Continua depois da publicidade

- “Obriga a utilização do seguro-garantia de execução de contratos públicos de obras e de fornecimento de bens ou serviços”, para que a população tenha a certeza da conclusão e recebimento do benefício;

- “Dispõe sobre o Programa Wi-Fi em Linhares, nas praças, parques e pontos turísticos do Município”;

Continua depois da publicidade

- Ampliação da escola Dinorah Almeida Rodrigues, no bairro São Jose, com a construção de mais três salas de aula;

- Revitalização da Praça do Bairro São José;

- Construção de complexo Esportivo no Bairro São José;

- Construção de Capela Mortuária no Bairro São José;

-Recapeamento da Avenida Vereador Vilmo Guizani no Bairro São José, visando a melhoria da mobilidade urbana na região cinco que reúne os Bairros São José, Linhares Cinco, Boa Vista, Movelar, Planalto e Nova Esperança;

- Revitalização de praça e construção de playground no Bairro Linhares Cinco;

- Uniforme para os funcionários do Hospital Geral de Linhares (HGL);

- Reabertura do centro cirúrgico do HGL;

- Implantação do SAMU no município de Linhares;

- Criação do Centro de Especialidades no município;

- Implantação de um Hospital Infantil em Linhares. E ainda:

- Apresentou 271 indicações de melhorias para a população (requerimentos), solicitando aos diversos setores municipais demandas da população nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, segurança, transporte, infraestrutura e outros;

- Enviou 260 ofícios internos e externos em atendimento a demandas diversas da população;

- É o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara de Linhares;

Saúde x avanços

Avanços na Saúde: O vereador Tobias Cometti (DC), que também é enfermeiro, manteve vários encontros com o secretário de Saúde do município, Valdir Massucatti, para debater diversas questões ligadas ao setor, com os respectivos avanços.

Com isso, foi viabilizado, por exemplo, o retorno do horário estendido nos postos de saúde já em funcionamento no Bairro Planalto. Tobias Cometti solicitou, votou e teve aprovada a contratação de mais farmacêuticos para ampliar as farmácias básicas na cidade. Através do diálogo com o Executivo, triplicou o número de vagas ofertadas para a enfermagem, ao reduzir as horas trabalhadas dos profissionais.

Outra conquista foi a destinação de uniformes para os profissionais do Hospital Geral de Linhares (HGL).

Ainda como resultado de suas ações, o vereador conseguiu a oferta pelo município de cursos para treinamento dos profissionais de saúde.

Hospital Infantil

O vereador Tobias Cometti (DC), esteve em Brasília em busca de apoio à sua luta para a implantação de um Hospital Infantil no município de Linhares, em viagem que aconteceu no último dia 04.

Conversas nesse sentido já foram mantidas com diversos deputados Estaduais e Federais. A construção do Hospital Infantil anexo ao Centro de Radioterapia, no Bairro Três Barras, em Linhares, é uma das emendas do vereador Tobias Cometti no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2019 de Linhares.

Quando esteve na Capital Federal, Tobias Cometti participou também de uma reunião com a deputada Federal Norma Ayub e o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. O assunto em pauta foi o projeto relacionado à drenagem do chamado valão do Bairro Aviso, uma demanda antiga dos moradores da região.

Leitura

Tobias Cometti está implantando um projeto inovador de incentivo à leitura no município de Linhares. É “A Leitura Transforma”, anunciada no último dia 29 de outubro, durante Sessão Solene organizada pela Câmara de Vereadores em homenagem ao Dia Nacional do Livro.

A proposta é instalar geladeiras literárias em diversos pontos da cidade. “O incentivo à leitura é um caminho a mais que oferecemos à nossa juventude para se preparar para a vida”, disse Tobias Cometti.

O vereador já escolheu a primeira comunidade a receber o projeto. Será o Residencial Jocafe, no bairro Santa Cruz.

Será disponibilizada uma geladeira em desuso com prateleiras repletas de diversas obras literárias. As pessoas não precisam se cadastrar para a leitura. Basta escolher um livro e desfrutar do conhecimento.

A sessão solene foi proposta pelo vereador Tobias Cometti a pedido do projeto “O Prazer da Leitura” para homenagear instituições, projetos literários e parceiros. O Prazer da Leitura é coordenado pelo professor Pereira há três anos, e objetiva estimular pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais ao ato de ler.

O professor Pereira avalia a leitura como “uma atividade prazerosa e poderosa, pois desenvolve nas pessoas uma enorme capacidade de criar, adquirir conhecimentos e ter uma nova visão de mundo”.

Homenagens

Foram homenageadas as seguintes instituições: Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Academia de Letras de Vila Velha, Academia Espírito-Santense de Letras, Academia Feminina Espirito-Santense de Letras, Biblioteca Pública do Espírito Santo, Biblioteca da Faculdade Pitágoras, TV Sim Linhares, Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges), Associação de Moradores do Bairro Aviso, Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte, Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição, Associação de Moradores do Bairro Interlagos, Superintendência Regional de Educação-Linhares e Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli).

Os projetos agraciados foram: Curso Vivências de Leitura, Chá Literário, PortaMalas Literário, Projeto Viajando pelo Brasil através das Cartas e Clube de Leitores sem Fronteiras.

Os parceiros que receberam certificado foram: Sandra Loureiro Liuth, Zilá Sabaini, Edilson Luiz Aime Lopes, Maria Simon Fernandes, Patrícia Santos, Luciano Dionizio da Silva, Davi Oliveira, Antônio Bezerra Neto, Arlene Campos, Reuber Nascimento Costa, Maria Aparecida Paes Leme, Giovanni Rodhigeri, Jocival Marchiori, Marcelo Martins e Vilma Freitas Almeida.

E como escritores da nova geração: Maria Eduarda Nascimento Faroni, Rodrigo Dassie Paneto, Davi Souza Alves, Luiza Soares Guerra Santos e Alexandre Rodzko.

Escritores linharenses

A sessão solene no Dia Nacional do Livro, comemorado sempre em 29 de outubro, não foi a primeira iniciativa do gênero proposta pelo vereador Tobias. No mês de julho último, ele já havia proposto uma solenidade para homenagear escritores do município por ocasião do Dia do Escritor, comemorado em 25 de julho.

No dia, receberam certificado de reconhecimento 30 escritores linharenses, em parceria com o Programa Sim para a Literatura, coordenado pelo escritor e professor José Rodrigues Pereira, exibido semanalmente pela TV Sim Linhares.

Naquela homenagem, foram agraciados os seguintes escritores: Altemar Félix, Antônio Bezerra Neto, Arlene Campos, Atahualpa Duarte Calmon Costa (in memoriam), Avelino Malacarne, Daniel Porto, Davi Oliveira, Enzo Antônio dos Anjos Pegorette, Fernando Cavalcante Rocha, Geísa Galvão, Giovanni Rodigheri, Ivolena Demésio Bezerra, José Luís Silva Santos, José Rodrigues Pereira, Josemar Francisco Pegorette, Josmari Araújo dos Santos, Karla Rigoni Pagotto, Lastênio Calmon Junior (in memoriam), Luciano Dionizio da Silva, Lydia Ellen Tonani, Marcel Gasparini Santos, Maria das Graças Siqueira Pereira, Maria Lúcia Grossi Zunti, Mônica Moreira, Norma Ástrea Grunewald, Regina Lúcia Rabello, Rúbia Vasconcellos Bastos, Sandra Mara Mendes da Silva Bassani, Vilma Freitas Almeida e Zilda Maria Fantin.

Tobias é um dos mais bem avaliados pela MIL

O vereador Tobias Cometti (DC), está entre os três mais bem avaliados pelo Movimento de Inteligência Linharense (MIL), grupo que acompanha as ações do legislativo municipal.

A avaliação consta do ranking de vereadores 2018 divulgado este mês pela entidade, mostrando o alto impacto do desempenho do vereador em ações que beneficiam a população.

Segundo o Movimento de Inteligência Linharense, o ranking elaborado pelos seus integrantes tem por objetivo avaliar a produção legislativa e a qualidade dessa produção. “A qualidade da produção é o mais importante do ranking, pois é ela que dirá se o que o vereador produziu tem alto, médio ou baixo impacto para a sociedade, tanto positivo quanto negativo”.

O vereador encerra 2018, com votos de felicitações aos linharenses em 2019: "Podem nos procurar, estamos de braços dados com as comunidades e queremos sempre fazer jus à confiança que recebemos nas urnas. Um feliz 2019 para Linhares! Que Deus esteja sempre à frente de tudo, seja na Câmara Municipal, seja em casa, seja nas comunidades!", disse ele.

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias