Sexta, 07 de Agosto de 2020
27 99808-4347
Educação Sabao

Estudantes arregaçam as mangas, fazem sabão caseiro e ajudam abrigo em Linhares

Eles são alunos de uma escola pública do município.

11/12/2018 06h51
Por: Redação
Estudantes arregaçam as mangas, fazem sabão caseiro e ajudam abrigo em Linhares

Restos de óleo de cozinha foram transformados em sabão através de um projeto implantado por um professora na da Escola Municipal de Ensino Fundamental  Elza Roni Scarpati, localizada no bairro Lagoa do Meio, Linhares.

Foi assim que alunos das turmas do 8º Ano do referido estabelecimento ajudaram uma instituição no município. Eles foram orientados pelo professor da disciplina Hercules Smarçaro Marchiori.

E o projeto Sabão Caseiro Solidário realizado pelos alunos utilizando óleo de cozinha usado, foi implantado quando os estudantes colocaram em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula, como Matemática Financeira e Unidades de Medidas de Tempo, de Massa e Fração.

 A ação esteve alinhada às aulas de Matemática durante o 3º trimestre escolar do ano letivo de 2018. O professor comentou que além de ajudar os alunos a memorizar o conteúdo estudado em sala de aula e a promover a consciência ambiental, também estimulou a vontade de ajudar o próximo. "Por meio deste trabalho, no qual várias habilidades foram desenvolvidas, nós conseguimos fixar na memória os conteúdos estudados na matéria de matemática durante o 3º trimestre e também exercer a solidariedade, que nos ajuda a crescer como seres humanos", comentou o professor.

O sabão foi vendido e com o dinheiro arrecadado os alunos compraram produtos de higiene pessoal que foram entregues pessoalmente por eles ao Abrigo Lar das Crianças.

As informações são da Prefeitura de Linhares.

Como fazer sabão caseiro com óleo de cozinha usado

  • 4 litros de óleo de cozinha
  • 1 kg de soda cáustica em flocos ou pedaços
  • 2 litros de água quente
  • 1 litro de álcool
  • 5 ml de essência (opcional)

Coloque no balde a soda cáustica e adicione lentamente 2 litros de água quente. Misture com muito cuidado utilizando a colher de pau até a soda cáustica dissolver completamente. Junte os 4 litros de óleo e continue mexendo por 20 minutos. Acrescente o álcool e a essência.

Antes de utilizar o óleo usado você deverá coar para retirar aqueles pedacinhos queimados que ficam da fritura. Dessa maneira o seu sabão ficará mais cristalino e com melhor consistência.

A segurança também é importante pois a soda caustica não podem entrar em contato com a pele e nem ser inalado portanto, use sempre luvas, óculos de proteção e máscara para evitar o contato e inalação do produto. Confira as receitas:

Função da soda cáustica

É utilizada na fabricação de sabão para promover uma reação química chamada de "saponificação". Nessa reação química a mesma irá promover a aglutinação e a coagulação dos ingrediente líquidos, além de funcionar como um removedor.

Importante:  Além de entupir as tubulações de esgoto, esse óleo pode ir parar na natureza poluindo rios, afluentes e o lençol freático.

A cada ano no brasil são descartados de forma incorreta cerca de 1 bilhão de toneladas de óleo de cozinha. Estudos mostram que esse óleo pode contaminar o lençol freático e matar diversas espécies aquáticas, pois o óleo cria uma película na superfície dos rios prejudicando a entrada do sol, proliferando algas que retiram o oxigênio da água.

O ideal é separar o óleo e descartar conforme as recomendações das empresas de águas e esgoto da sua cidade ou em Ongs que reaproveitam esse tipo de material.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias