Quarta, 12 de Maio de 2021
27 99808-4347
Educação Prevenção

Prefeitura de Linhares lança programa para reforçar prevenção às drogas nas escolas

Programa vai impactar mais de 3.000 alunos.

18/10/2018 17h58
Por: Redação
Prefeitura de Linhares lança programa para reforçar prevenção às drogas nas escolas

A Prefeitura de Linhares por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social lança na próxima terça-feira (23), às 19 horas, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte, o Preci – Programa de Resistência e Cidadania.

O objetivo do programa é o de transmitir orientações de promoção à cidadania fortalecendo atitudes sociais positivas, ensinando técnicas que contribuirão para que eles desenvolvam habilidades necessárias para fazer escolhas seguras principalmente sobre os malefícios causados pelas drogas.

Continua depois da publicidade

Numa primeira etapa, os profissionais das secretarias de Segurança Pública, envolvidos diretamente no Preci, receberam uma formação oferecida pelo 12º. Batalhão da Polícia Militar para desenvolver nos estudantes habilidades e recursos para lidar com influências sociais, além de conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde.

Após as formações, os profissionais promovem discussões entre os estudantes, utilizando linguagem descontraída e acessível para abordar assuntos diversos e situações de estresse que podem levar adolescentes a usarem drogas. Cada estudante recebe uma cartilha com uma carta de apresentação aos pais ou responsáveis.

Continua depois da publicidade

Nesta primeira etapa, o programa irá atender mais de 300 estudantes de três escolas da rede municipal de ensino, com a oferta de conteúdos para conscientizar as crianças e adolescentes: Roberto Calmon, no bairro Aviso; Antônio Fernandes de Almeida e Caic, no bairro Interlagos.

Em 2019 o Preci será ampliado para as demais escolas da rede municipal de ensino com expectativa de impactar mais de 3 mil estudantes. “O programa fortalece diversos fatores de proteção, como bem-estar psicológico e bom relacionamento com os pais, que tornam os alunos menos vulneráveis ao uso de drogas e a outros comportamentos negativos”, explica o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva Mattos.

Entre as questões que serão abordadas estão: informações sobre drogas lícitas e ilícitas, consequência do uso de drogas para a saúde, consequências sociais do uso de drogas, rede de amigos, resistindo a pressão, rede de ajuda, sinalização de transito, segurança no trânsito, preservação do patrimônio público e nossa escola.

Continua depois da publicidade

As reuniões do Preci também serão feitas com as famílias dos alunos em encontros direcionados aos pais, planejados e coordenados pelos profissionais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e membros do conselheiros do Comad - Conselho Municipal Antidrogas, na região onde a escola participante do programa está inserida. Nesta fase, a participação dos responsáveis pelos estudantes é fundamental.

Fonte: PML

Continua depois da publicidade

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias