
Mais de 2 mil livros do acervo da Biblioteca Municipal de Linhares estão nas mãos de usuários que esqueceram de efetuar a devolução. A Biblioteca, que funciona na Praça 22 de Agosto, completou 51 anos de história em junho do corrente ano, e seu acervo (agora desfalcado) é de 30 mil exemplares, sendo 16 mil informatizados; 26.520 usuários inscritos; a média é de 1.200 atendimentos mês, conforme informou a Prefeitura de Linhares
A não devolução dos livros retirados por meio de empréstimo é destacada como um sério problema: Somente neste ano de 2018, são 775 exemplares não devolvidos e, de acordo com levantamento, de 2012 a 2018, são 2.327 exemplares que não retornaram às prateleiras do local.
A BPM é ponto de estudo e pesquisa de crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais. Ao todo são romances, literatura juvenil, infantil, dentre outros que desfalcam o acervo que é de cerca de 30 mil exemplares.
A não devolução, segundo o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Ivan Salvado Filho, deixa uma lacuna social que pode ser remediada com a devolução em qualquer tempo e sem nenhum tipo de penalidade, apenas devolver.
Como fazer para ter acesso ao empréstimo
O empréstimo, conforme explica a PML, é muito simples: Basta requisitar uma carteirinha, levando um documento pessoal e um comprovante de residência. O documento é gratuito e disponível para usuários de todas as idades, que ao retirar o livro, compromete-se com a devolução em 10 dias, levando para casa sua fonte de pesquisa ou leitura habitual.
A Biblioteca Pública Municipal "Antônio Azevedo Lima" funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22 horas. É muito importante que os usuários devolvam os livros dentro do prazo, ou renovem o período dentro do compromisso que assegura outra pessoa ao acesso do livro que foi emprestado.
Mín. 19° Máx. 28°