Quarta, 12 de Maio de 2021
27 99808-4347
Saúde Captação de Córneas

Sábado especial em Linhares: HGL realiza captação e doação de órgãos de vítima de AVC Hemorrágico

Captação envolve Córneas, Fígado e Rins.

29/09/2018 10h49
Por: Redação
Sábado especial em Linhares: HGL realiza captação e doação de órgãos de vítima de AVC Hemorrágico

HGL: Desde quarta-feira (26) até sexta (28), a equipe multidisciplinar, sob o comando do médico Franck Menelli, Diretor Clínico da Unidade; e da Enfermeira Bernadete, Coordenadora UTI, empenharam-se, ao máximo para que a família concordasse com a doação de Órgãos (OPO) que num gesto de amor e solidariedade autorizou a doação.

Todo o trabalho de constatação de morte cerebral seguiu o protocolo estabelecido e foi conduzido pelos médicos do HGL e pelo Neurocirurgião Floriano Schwanz, servidor da Prefeitura Municipal de Linhares no Hospital e médico credenciado para realizar esse serviço e com utilização de Doppler Transcraniano no próprio leito.

Continua depois da publicidade

Após constatação da morte encefálica, a equipe do Hospital Geral de Linhares manteve o paciente estável até a chegada em Linhares de uma equipe do Hospital Quinta D’Or do Rio de Janeiro, composta de dois Médicos e a Enfermagem do Hospital HGL para a captação de Córneas, Fígado e Rins.

Até às 10h30 deste sábado, quando obtivemos a informação da Prefeitura de Linhares, o procedimento médico para a retirada dos órgãos estava previsto para durar aproximadamente 04 horas. "Há de se enaltecer o ato de grandeza e solidariedade da família, no dia Mundial dedicado à Doação de Órgãos, que embora em momento de dor colaborou com todo o processo que possibilitará a doação dos órgãos", diz a informação.

Continua depois da publicidade

Esta é a primeira captação e doação de órgãos na história do referido hospital. Todos os profissionais do Hospital Geral de Linhares empenharam-se ao máximo com a certeza de ter colaborado para salvar muitas vidas em respeito e consideração pelo gesto de grandeza dos familiares desse doador.

Fonte: Canais da PML

Continua depois da publicidade
9 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias