Segunda, 12 de Abril de 2021
27 99808-4347
Saúde Saude

Saúde para a terceira idade: Vovó perde 15 kg e esbanja saúde junto com turma na academia

Atividade foi indicada pelo médico.

28/09/2018 07h14
Por: Redação
Saúde para a terceira idade: Vovó perde 15 kg e esbanja saúde junto com turma na academia

Terceira idade, exercícios físico, Academia Mega Fitness, e benefícios para a saúde. Os quatro itens fazem parte de uma turminha que não se deixa levar pelo desânimo e passou a incluir atividades físicas na rotina de vida. Rotina? "De jeito nenhum! Cada dia é uma novidade, uma emoção, uma vontade que só cresce, pois também encontro amigas e o convívio social", diz Luzia Cordeiro, de 65 anos.

Muito animada, Dona Luzia diz que se matriculou na Mega Fitness porque estava com muitos problemas de saúde. Ela engordou muito após ter passado por cirurgia; estava com diabetes tipo 2, e o médico indicou ir para a academia.

Continua depois da publicidade

Quando chegou à Mega Fitness, Luzia pesava mais de 100 kg, reclamava de muitas dores nas costas, situação bem diferente de hoje: "Ela perdeu cerca de 15 kg, toma bem menos insulina, gosta muito, e diz que nunca mais vai largar", disse o Personal Trainer e Avaliador FísicoArthur P. Sant'Ana (Cref: 007765-G/ES).

"Junto os benefícios que tenho na minha saúde, com o convívio social. Adoro as amizades, e isso me ajuda muito" (Luzia Cordeiro, de 65 anos).

Continua depois da publicidade

Ao buscarmos por informações sobre a importância da atividade física na terceira idade, também encontramos na Mega Fitness Dalva Pandolf, 68 anos, e Altamir Nascimento, de 75, e a super alegre Antonieta Carnieli, de 74.

A turma, sempre bem decidida, assinou sob cada palavra de Luzia Cordeiro, e incentivou aos vovôs e vovós na prática de atividade física. "Quem começa, não vai mais querer parar", é a frase unânime. 

Agora você confere uma explanação sobre a importância da atividade física na terceira idade

Continua depois da publicidade

O exercício físico na terceira idade pode fazer a diferença quando falamos em qualidade de vida e autonomia da pessoa idosa. A atividade física na terceira idade tem sido foco de muitos estudos, uma vez que a população está cada vez mais envelhecida, observando-se um aumento de esperança de vida.

O envelhecimento é um processo natural do ciclo de vida que implica a regressão das capacidades físicas, psicológicas, fisiológicas e sociais do ser humano. A prática de atividade física na terceira idade está associada a longevidade e ao menor risco de morbilidade (conjunto de indivíduos dentro da mesma população, que adquirem doenças num dado intervalo de tempo).

Continua depois da publicidade

Benefícios

Exercício físico na terceira idade tem vários benefícios, pois pode estar associado à prevenção de doenças crônicas, doença cardiovascular, prevenção de quedas, autonomia para tarefas do dia a dia, sendo benéfico para a saúde mental, aumentando assim a qualidade de vida da pessoa idosa.

Benefícios físicos: melhora o equilíbrio; melhora a velocidade de andar; contribui para a manutenção ou aumento da densidade óssea; promove a autonomia para a realização de tarefas do cotidiano.

Benefícios fisiológicos: ajuda no controle da tensão arterial; ajuda no controle de diabetes; controle do colesterol, diminui os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumenta os níveis de HDL (colesterol bom).

Benefícios psicossociais: aumento da autoestima e do estado de humor; diminui o risco de depressão, de stress, de ansiedade; ajuda a controlar a dependência química e a diminuição de consumo de remédios; melhora a qualidade do sono; controle do peso ou diminuição da gordura corporal.

Atividade física na terceira idade ajuda na prevenção de quedas e na prevenção de lesões causadas pelas quedas, através de fatores, sendo eles: aumento da massa muscular e prevenção do aparecimento da sarcopénia, uma doença que normalmente aparece com o envelhecimento e que se define pela perda constante e involuntária de massa muscular; previne o aparecimento de osteoporose; melhora a capacidade aeróbia oferecendo mais resistência ao indivíduo; melhora a capacidade de coordenação, aumento da mobilidade e da flexibilidade; melhora dos reflexos. Os exercícios mais recomendado seria atividades aeróbias, reforço muscular, flexibilidade e equilíbrio.

Importante:

Atividade física na terceira idade, tal como para qualquer outro tipo de população, deve ser prescrito de acordo com as suas limitações, características e capacidades do indivíduo. No entanto, por norma, esta população apresenta reais fatores de risco, aos quais o profissional de intervenção da área deverá ter especial atenção.

É importante reconhecer as patologias mais comuns na população idosa e orientar o exercício físico como forma de prevenção e reabilitação. Além da prática de exercício físico e também importante manter uma alimentação equilibrada, o exercício físico pode fazer a diferença no ciclo da vida do idoso.

Para a prática de atividade física não existe idade ideal, basta apenas escolher uma atividade que lhe dê prazer e satisfação. Com a criação de um hábito de vida mais saudável (atividade física) ocorre uma melhora na saúde física e psíquica do idoso, além de ampliar sua expectativa de vida, fazendo com que o idoso perceba que ele faz parte da sociedade, com uma melhora elevada de autoestima e socialização. Assim, com a prática de uma atividade física com a orientação devida de um profissional de Educação Física vivência da melhor forma possível a terceira idade; a melhor idade.

O endereço certo para a prática de musculação e tantas outras do setor, em Linhares, é a Academia Mega Fitness, que fica na Avenida Padre Manoel da Nóbrega, 1117, no bairro Interlagos, próximo ao Denis Lanche. O contato é o celular  99994-3175 ou o fixo, 3151-0426.

Aproveite a promoção na Academia Mega Fitness

E para incentivar ainda  mais os vovôs e as vovós, a Academia Mega Fitness tem a promoção Mega Amigo, e vigorará até o fim do ano: A promoção funciona assim: O aluno ou aluna traz aquela amiga ou amigo para se matricular, e tem um descontaço nas mensalidades, juntamente com o novo aluno.

Então? Ligue agora para saber mais e fazer a matrícula: 99994-3175 ou 3151-0426. A Academia Mega Fitness fica na Avenida Padre Manoel da Nóbrega, 1117, no bairro Interlagos, próximo ao Denis Lanche. Repetindo os contatos: Celular  99994-3175 ou o fixo, 3151-0426.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias