
Você sabe informar um local sem acesso para portadores de deficiência em Linhares? Pois na próxima sexta-feira, 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Adefil, Associação dos Deficientes de Linhares, realizará uma caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade, com objetivo de conscientizar da respeitabilidade das pessoas com deficiência e sua inclusão na sociedade.
E o tema é forte: "Construa acessos, derrube barreiras!". A caminhada terá início às 8h30, saindo de frente do Colégio Bartouvino Costa, no Centro. José Geraldo Giovani, que preside a Adefil, disse que tradicionalmente neste dia do ano a entidade não deixa a data passar em branco, principalmente para reivindicar e lembrar as conquistas da categoria, além de chamar a atenção da sociedade e do poder público para construção de uma cidade para todos. "Objetivamos também a convocação a todos os deficientes para não deixarem de lutar pelos seus direitos, e que acreditem no nosso trabalho", complementa ele.
O presidente da Adefil destaca que os deficientes têm direito ao trabalho digno, saúde, transporte com qualidade, educação de qualidade, "E que a inclusão realmente comece pela escola com professores capacitados, que os pais aceitem os seus filhos como são, porque são parte da sociedade", acrescenta José Geraldo.
Café da manhã um dia antes
No dia 20, (que antecede o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência), será uma quinta-feira diferente na sede da Adefil: "Às oito horas da manhã, contamos com os associados e familiares no grande café da manhã", anunciou José Geraldo.
Sobre a data e a pessoa deficiente
O Brasil definiu a data de 21 de setembro para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 03 de dezembro para a mesma finalidade, só que em âmbito internacional. Mas, por quê foram definidas especificamente essas datas? Para melhor entendimento é preciso fazer um breve histórico sobre essas pessoas e os seus direitos.
A pessoa com deficiência surgiu com o ser humano. Porém, os primeiros registros de sua existência ocorreram no Egito, com o surgimento da escrita, há mais de 4,5 mil anos. A deficiência não é uma doença, mas uma sequela derivada de algum fato que a pessoa experimentou durante sua gestação (congênita), nascimento ou durante sua vida, podendo ser física, auditiva, visual, mental (paralisia cerebral, síndromes, sensorial) ou múltipla (associação de várias deficiências), além de outras espécies de deficiência oriundas destes gêneros.
A ONU, em 2006, instituiu a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, com adesão do Brasil em 30 de março de 2007. As regras da Convenção aderiram à Constituição Federal de 1988, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008, com força de emenda constitucional, e figurou no ordenamento jurídico brasileiro com o Decreto nº 6.949/2009.
Os conceitos dessa Convenção fomentaram o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite. Entre as conquistas se destacam a terminologia padrão e universal de “Pessoa com Deficiência”, em substituição a qualquer outra forma de tratamento. Dessa forma, as barreiras deixam de ser na pessoa e passam a ser no ambiente, na relação interpessoal, na discriminação. E os direitos e prerrogativas da mesma passam a ser avaliados, definidos e determinados por código internacional de funcionalidades (CIF), e não mais por código internacional de doenças (CID). (Fonte: Pesquisa Adefil).
Mín. 17° Máx. 23°