Quinta, 22 de Outubro de 2020
27 99808-4347
Saúde Exames

Quase 30 mil exames realizados pela Central de Regulação de Linhares

As consultas chegaram ao total de 6 mil

31/07/2018 08h52
Por: Redação
Quase 30 mil exames realizados pela Central de Regulação de Linhares

A Central de Regulação de Linhares, da secretaria Municipal de Saúde, realizou até este mês de julho mais 27 mil exames e 6 mil consultas em Linhares. A central é a responsável pelo agendamento de todas as consultas com especialistas do município, além agendamento de diversos exames. O paciente é atendido em uma Unidade de Saúde e caso precise de atendimento específico, os dados do paciente são enviados para a Central de Regulação, que cadastra as informações no sistema e realiza a busca por vagas. A prefeitura de Linhares já investiu neste ano mais de R$ 1 milhão em atendimentos pela Central.

A secretaria de saúde oferece mais de 30 especialidades em consultas por meio da Central de Regulação, entre elas dermatologia, reumatologia, proctologia, angiologia, neurologia, cardiologia, urologia, endocrinologia, nutricionista, ortopedista, psiquiatria, gastrologia, pediatria, geriatria, ginecologia, oftalmologia. Já entre os exames que são realizados pelo município estão: mamografia, ultrassonografias, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, raio x, eletroencefalograma, risco cirúrgico, doppler venoso, teste ergométrico, holter 24hs.

Além do fluxo de atendimento gerada por meio dos encaminhamentos das 33 Unidades de Saúde espalhadas pela sede e interior de Linhares, a Central ainda recebe demandas de atendimentos das unidades prisionais, Casa Rosa, do Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde - NAPS, Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, Hospital Geral de Linhares (HGL), do Conselho Tutelar, Abrigo, Jurídico, Lar do Meninos, Pestalozzi.

Alta complexidade

A Central de Regulação realiza ainda os agendamentos de exames, consultas e cirurgias de alta complexidade, como, por exemplo, exames de ressonância e tomografia, realizadas por meio de convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde - Sesa. Até este mês foram realizados mais de 4 mil exames e 1. 200 consultas. Nestes casos, a central solicita o atendimento e quem agenda é o governo do Estado, que libera data e hora ao paciente. Todos os exames de alta complexidade são analisados pelo médico regulador do município e cadastrados no sistema. A partir dessa etapa, o Estado realiza o agendamento e o município avisa e garante o transporte aos pacientes para as cidades onde foi feita a liberação.

Confira a quantidade de alguns exames realizados neste período

Mamografia – 3.779

Ultrassonografia Endovaginal – 3.503

Ultrassonografia Obstétrica – 2.306

Ultrassonografia de abdômen total – 1.366

Ultrassonografia mamária – 1.342

Radiografia de Joelho – 924

Radiografia de Bacia – 881

Radiografia de Coluna Lombo – Sacra – 877

Radiografia de Ombro – 629

Ecocardiograma – 622

Teste de Esforço – 610

Ultrassonografia de abdômen superior – 602

Ultrassonografia de aparelho urinário – 549

Ultrassonografia de partes moles - 477

Ultrassonografia Obstétrica com Doppler colorido – 397

Ultrassonografia de Tireoide – 206

Fonte: PML

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias