Terça, 24 de Novembro de 2020
27 99808-4347
Colunistas ...

GCM: Delegado destaca importância da instituição na segurança de Linhares

"Em 10 anos de Linhares pude presenciar pessoalmente inúmeros casos em que nossos guardas foram humilhados, considerados incapazes, rebaixados a uma segunda categoria de profissionais da segurança, desacreditados, carentes de estrutura, desvalorizado

01/04/2018 08h09
Por: Redação
GCM: Delegado destaca importância da instituição na segurança de Linhares

Fabrício Lucindo Lima lembra atuações da Guarda, destaca fevereiro de 2017, e lamenta humilhações sofridas pelos guerreiros. Leia abaixo:

Hoje gostaria de falar um pouco sobre uma das mais importantes instituições de nossa cidade de Linhares,  a nossa querida Guarda Civil Municipal. Criada em 1965 na gestão do então prefeito Anthenor Elias, e subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, atualmente a GCM conta com um efetivo de 202 agentes, incluindo os agentes de trânsito, sempre zelando pelo patrimônio público e apoiando as forças de segurança do Estado em ações de prevenção e combate à violência.

Até ai parece até propaganda governamental, mas não é. Em 10 anos de Linhares pude presenciar pessoalmente inúmeros casos em que nossos guardas foram humilhados, considerados incapazes, rebaixados a uma segunda categoria de profissionais da segurança, desacreditados, carentes de estrutura, desvalorizados e com baixíssimos salários.

Mesmo com toda essa problemática e o injusto descrédito social, pude presenciar também, centenas de casos onde o heroísmo, o empenho e a abnegação dos membros da GMC fizeram a diferença na solução dos problemas policiais e sociais de nossa cidade.

Não caberia aqui citar todos os casos, mas, em duas situações mais marcantes, verdadeiras calamidades públicas, a atuação da GMC foi decisiva. Quem não se lembra da enchente do final do ano de 2012 e início de 2013? Centenas de famílias desabrigadas,  a pior enchente de todos os tempos no Estado do Espirito Santo, ponte do Rio Doce fechada para trânsito de veículos, pessoas ilhadas em regiões rurais distantes... e os membros de nossa GCM não mediram esforços no apoio ao Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, atuando incansavelmente e diuturnamente, salvando vidas, resgatando pessoas e transportando suprimentos,  entraram para a história de Linhares e do Estado, como verdadeiros heróis.

Em um evento mais recente, fevereiro de 2017, com a paralisação dos serviços da Polícia Militar, mesmo estando em Sooretama, pudemos  acompanhar todo o empenho dos companheiros da GMC em trazer um mínimo de sensação de segurança para a comunidade Linharense, prendendo criminosos em flagrante, realizando rondas noturnas em todos os bairros e na região comercial. Percebi no rosto de cada um de nossos Guardas, a satisfação pelo reconhecimento social da importância da GMC e  sensação do dever cumprido.

A população não tinha o “telefone vermelho para chamar o Batman”, e no momento do confronto, da crise e do completo caos é que são forjados no puro aço, os nossos verdadeiros heróis. Parabéns aos Membros da valorosa Guarda Municipal de Linhares.

14 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias