Sexta, 14 de Agosto de 2020
27 99808-4347
A minha história Carteito

Começou como carteiro: Emoção na despedida de Tião dos Correios

É o destaque da semana: Ele simplesmente agora tem "Correios" no sobrenome. Conheça a incrível trajetória de Tião, que sai da ativa e passa a gozar a aposentadoria:

13/01/2018 10h16
Por: Redação
Começou como carteiro: Emoção na despedida de Tião dos Correios

Não é atoa que ele, agora aposentado, carregará para sempre a palavra “Correios” no sobrenome. Conhecido como “Tião dos Correios”, Sebastião de Souza Silva chorou e arrancou lágrimas na quinta-feira (11), na linda homenagem que literalmente selou seus 35 anos de muita dedicação à empresa. Na ocasião, aconteceu o lançamento oficial de selo personalizado com a sua imagem.

Apoiados pelos registros funcionais do Ecetista, o “nosso” Tião dos Correios tem a sua história, e ela é brilhante. Ele foi admitido na empresa no dia 15 de março de 1982 como Carteiro, tendo ao longo de toda a sua carreira galgado vários cargos (e setores da empresa).

O homenageado entra para o período de aposentadoria. E finda a ativa no cargo de Técnico de Atendimentos e Vendas, lotado em Linhares, Norte do Espírito Santo, para onde veio em 1992.

Nesses 35 anos de profissionalismo ininterruptos, Tião entregou e triou muitas cartas, exerceu importantes gerenciamentos de várias agências de Correios no Norte do Estado, e, no ano 2000 conquistou – após vencer várias etapas capixaba -, o direito de representar o estado no Concurso Nacional Programa 5s, conduzindo a “Equipe Qualinhares” à final no Brasil.

O linharense de coração integrou diversas comissões; Ministrou treinamentos (inclusive como Agente de Comércio Exterior – Redeagentes x Correios), e conduziu/participou de vários cerimoniais de lançamentos de selos / carimbos personalizados, Projetos Papai Noel dos Correios, além de ter liderado eventos diversos de integração/congraçamento de colaboradores. Ele ainda liderou/apoiou/ participou de vários processos comerciais em seu ciclo de Coordenador de Vendas da Região Leste do norte do Espírito Santo.

Tião

As atividades desenvolvidas pelo Tião, têm muita importância para os Correios e também para o desenvolvimento Sócio-Econômico -Cultural de Linhares. Afinal este cidadão é também conhecido como o “Tião do Pedal Linhares”, em reconhecimento a sua ação visionária de ter concebido e liderado esse pujante ciclismo há mais de 7 anos na cidade: “Mestre Tião” – Pelo seu mestrado e docência dos anos iniciais da década 2000: Tião do “CRA” –, em especial, por sua atuação como Delegado Norte do Conselho Regional de Administração; “Tião Comendador” – Por ter recebido a Comenda Caboclo Bernardo em 2012, pelos relevantes apoio a Cultura Linharense, em particular a difusão dos heroicos feitos do Herói Linharense (e capixaba) de Regência;

Em agosto de 2007, o Ecetista recebeu o titulo "Tião Cidadão Linharense". Tem também “Tião da Romaria dos Homens” (e do Cursilho, tributo a sua devoção mariana pela liderança de 10 caravanas de Linhares (2008 a 2017) rumo Festa da Penha; “Tião do Terço dos Homens”, por sua efetiva doação e participação no Terço dos Homens da Paroquia N S Conceição; “Tião da ADESG” - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Por sua formação pioneira Adesguinana na Cidade (1994 – 1º Curso), Brasilidade, Atuação, relacionamentos e sua permanente busca do bem comum; “Tião da SERLIHGES” – Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do ES – Ex presidente e Consócio da Casa.

Tião recebeu em 2012, a homenagem especial da Câmara Municipal de Linhares da SERLIHGES, o “Selo de Legitimidade de Cidadão Notável por ter dedicado Talento e Trabalho em favor da Memoria e História de Linhares; Já no futebol, temos o aguerrido torcedor, “Tião Botafoguense” (legado de seu pai). E, logicamente, há os títulos familiares: Tião filho, Tião mano, Tião primo, e, em especial, Tião pai, que tem muito, mas muito zelo e orgulho, de sua amada filha Pollyana. Muitos outros títulos, que com muito empenho lhes foram e serão ainda concedidos, por onde o Tião passar.

Selo personalizado

E o dia 11 de janeiro de 2018 entra para a história: Foi rendida uma especialíssima homenagem por parte dos seus colegas Ecetista, pelos seus 35 anos de dedicação aos Correios, com o lançamento do Selo Personalizado que representa parte da trajetória da vida deste nobre Ecetista.

Sobre o selo

Este selo ora lançado, reproduz a imagem da felicidade do Tião, onde esse ostenta orgulhosamente a logomarca da ECT (gratidão pelo salutar convívio, por profícuos 35 anos, ao lado de mais de 100 mil colegas Ecetistas de todo o Brasil; o escudo do Botafogo, seu time do coração (“legado Paixão” do pai – orgulhosamente informa). Temos também, a imagem do Terço, traço marcante da Fé e Espiritualidade desse Cristão Católico, e, o fundo da imagem nos remete a uma bicicleta – ciclismo, seu hobby, esporte e elo de pujante e saudável integração com milhares de munícipes. Chama a atenção na imagem, esse belíssimo sorriso da foto, denotando a vitoriosa trajetória profissional e nos mais diversificados ativismos e voluntariados .

A frase: “Tião – muitos anos de dedicação” foi inspirada na história deste ser humano, que por onde passa se envolve com dedicação, para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Cerimônia

A cerimônia, claro, foi emocionante. No lançamento (obliteração dos selos) estavam os colegas de trabalho, que agora certamente lembrarão de “Tião dos Correios” com um lugar especial no coração.

Manoel Messias Lima Dias (Coordenador Comercial); Carlos Alberto Pereira de Oliveira (Gerente do Centro de Distribuição dos Correios), que representou no ato todos os carteiros e colegas da área operacional; Everton Ferreira dos Santos, Gerente Região de Atendimentos e Vendas em Minas Gerais, e que representou os colegas da área comercial dos Correios.

Também estava Valdevino Mutz – Ecetista Aposentado – que representou toda a história do trabalho conjunto que esse exerceu como Supervisor da Agencia Central Correior, sob o gerenciamento do homenageado Tião. Valdevino representou, ainda, os diversos colegas Ecetistas que já gozam da aposentadoria.

A participação especialíssima da filha de Tião, Pollyana Andreão Silva, representou a família e a continuidade da geração do homenageado.

Após a última obliteração, os participantes de solenidade assinaram a cartela filatélica, de modo a produzir o registro documental desse tão importante momento, procedendo-se em seguida a entrega do registro ao homenageado, junto a foto oficial do lançamento do Selo.

Encerrada a Cerimonia oficial do lançamento do Selo Personalizado, a Cerimonialista Rosiane Scandian concedeu a palavra para Janderson, Gerente da Agência Central Linhares. Este elogiou e enalteceu o parceiro Ecetista de muitas negociações e condução comum de eventos, que passou a carregar consigo, em seu sobrenome, a marca Correios, dada a sua atuação, dedicação e permanente entrega à causa.

Vídeos e mensagens emocionam Tião

O evento foi brindado e abrilhantado ainda mais ao final, com a apresentação de diversos vídeos com mensagens de diversos colegas Ecetistas de todo o Estado, e de muito dos seus familiares e também, de representantes/participantes de seu rico convívio social.

Ao final, palavra para o homenageado, que sobre forte emoção, destacou o seu orgulho por fazer crescer e auxiliar na construção “desta nossa grandiosa empresa por mais de 3 décadas”.

Tião agradeceu nominalmente cada um dos presentes, linkando com passagens profissionais juntos vividas. Ele anunciou que este projeto aposentadoria/adesão ao Plano de Demissão dos Correios é fruto de um cuidadoso planejamento pessoal, aliado a indispensável negociação familiar (a presença/participação de sua filha, fundamental), Agradeceu a Deus por ter permitido a dádiva de toda esta vivência e se comprometeu a “não sumir”.

O homenageado sinalizou que ainda no primeiro trimestre divulgaria seus projetos sequenciais, além de ter se colocado a disposição de todos, nessa sua incansável busca do bem comum.

28 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias