Esportes

Vidas no mundo: Linhares “tá dentro” do Pedal Solidário para doar Medula Óssea

Postada em: 7681

Pelo menos quatro “pedais solidários” simultâneos estão confirmados no Estado do Espírito Santo para o próximo dia 16 do mês em curso, sábado, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. Linhares está dentro. A corrente do bem conta com Vitória, Colatina, Linhares e São Mateus.

A Praça 22 de Agosto, Centro da cidade, conforme informado pela turma do Pedal Linhares, é o ponto de concentração para saída marcada para as 8h30 rumo ao Hemoes, localizado na Avenida João Felipe Calmon, também no Centro.

O Pedal Linhares apoia de forma irrestrita a organização do evento e convida a todos que possuem bicicletas ao mesmo objetivo. “A causa é nobre, importantíssima, pois a pessoa pode salvar uma vida em qualquer lugar do mundo! Lembramos que o cadastro é voluntário e participar do pedal não gera uma obrigação para cadastrar-se como doador”, explica Sebastião de Souza Silva, o Tião, idealizador do Pedal Linhares.

Fotos na rede

No mundo todo, as ações de comemoração ao Dia Mundial do Doador de Medula serão acompanhadas pelas hashtags #WMDD2017 #thankyoudonor #REDOME. Pedimos que no dia do pedal, prossegue Tião, quando postarem suas fotos nas redes sociais, utilizem essas hashtags.

Incluir passeios ciclísticos às ações para cadastramento de novos doadores voluntários de medula óssea tem tudo a ver. O intuito de aumentar o número de cadastros e as chances dos pacientes que precisam do transplante, de encontrarem o doador compatível ganha força no Dia Mundial do Doador de Medula. Então, vale pegar a sua bike e participar.

O Hemoes aponta que no Espírito Santo são aproximadamente 300 pacientes que necessitam do transplante. Muitos infelizmente não conseguem. As chances de encontrar um doador compatível são de 1 para 100 mil pessoas devido à grande miscigenação da nossa população. Tião observa que infelizmente só nos damos conta da necessidade em se tornar um doador quando alguém próximo de nós precisa de um transplante, pois descobriu algum tipo de câncer no sangue (leucemia, linfoma...).

A turma do Pedal Linhares esclarece: Aqueles que já se cadastraram, não esqueçam de atualizar os seus dados no site do REDOME (www.inca.gov.br/doador).