Turismo Praias/Lagoas

Pontal: Mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti para receber forrozeiros

Postada em: 7832

Uma equipe composta por 28 agentes de combates a endemias estarão no balneário de Pontal do Ipiranga durante três dias, a partir desta quarta-feira (26), para intensificar as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças. O motivo é o Forró Pontal 2017 – que começa nesta sexta-feira, dia 28, e segue até domingo, dia 30 -.

A informação é da Prefeitura de Linhares que realiza mutirões de limpeza em diversos bairros com o objetivo de buscar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti. No Pontal, segundo a Prefeitura, a ação se dará sempre das 7h30 às 13h30.

O Aedes aegypti pode transmitir dengue, Zika vírus e chikungunya. Como a tendência em decorrência do Forró do Pontal é a população flutuante no balneário aumentar, e muitos quintais e residências serem abertos nesta época do ano após meses fechados, foi agendado o mutirão para eliminação dos focos do mosquito

Criadouros

Os principais criadouros do Aedes aegypti são: vasos de planta e pratinhos; depósitos de água para consumo humano; pneus, câmaras de ar, entulhos e sucatas deixados a céu aberto; calhas, ralos e floreiras de cemitérios; e, em menor proporção, depósitos naturais, como bromélias, oco de árvores e buracos em rochas.