Meio Ambiente

Retirada de vegetação do Rio Pequeno entra em fase final

Postada em: 16026

Desde o dia 23 de julho, o Rio Pequeno, canal entre a Lagoa Juparanã e o Rio Doce de onde é captada a água distribuída em Linhares, passa por um processo de limpeza. Uma escavadeira hidráulica acoplada a uma balsa desceu os mais de 9 quilômetros de leito do manancial retirando excesso de vegetação.
Após a construção de duas barragens no rio para protegê-lo dos rejeitos de minério que vazaram da barragem da Samarco, em Minas Gerais, e que desceram ao mar pelo Rio Doce, houve interrupção do fluxo do manancial, gerando acúmulo de vegetação e matéria orgânica.
O excesso dessa vegetação pode influenciar na qualidade da água captada, daí a necessidade de limpeza. Por meio de análises, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já constatou melhora na qualidade da água do Rio Pequeno nas últimas semanas.
A primeira parte do trabalho terminou na última sexta-feira (30), quando a máquina alcançou a barragem construída no rio. Agora, os equipamentos seguem a limpeza do outro lado da barragem, no encontro do manancial com o Rio Doce. (Fonte e foto: Site da PML)