Meio Ambiente

Meio Ambiente: Samarco se compromete a construir novo ponto de captação de água em Linhares

Postando em: 8569

A mineradora Samarco, responsável pela barragem de rejeitos de minério que se rompeu e levou lama para o leito do Rio Doce em novembro de 2015, aceitou acordo judicial com a Prefeitura de Linhares para construir e entregar em funcionamento um novo ponto de captação de água bruta para abastecer o município.
O acordo foi firmado em audiência realizada nesta terça-feira (1º), no fórum Desembargador Mendes Wanderley, no bairro Três Barras, com as presenças do juiz Thiago Albani Oliveira, que assinou o documento do acordo; da promotora de justiça Mônica Bermudes Medina Pretti, representando o Ministério Público do Estado do Espírito Santo; dos procuradores municipais Bruno Abrahão Gobbi e Priscyla Mathias Scuassante; do chefe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luciano Cabral; do chefe de gabinete da prefeitura, Welio Pompermayer; e da Samarco, representada por advogada.
Baseado neste acordo, a Samarco construirá uma adutora com estrutura de captação que levará água da Lagoa Nova à estação de tratamento de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o SAAE, no bairro Colina. As licenças ambientais necessárias à construção serão providenciadas pela prefeitura.
Uma nova audiência, marcada para o dia 22 de junho, definirá especificações técnicas e prazos de conclusão da obra.
Fonte: Site da PML