A cidade de Sooretama, Norte do Espírito Santo, perdeu nesta terça-feira (19) um de seus moradores mais conhecidos, na cidade e na região inteira: Faleceu o comerciante Benedicto Frinhani, fundador da Parada/Lanchonete Frinhani. Ele tinha 88 anos, e sua lanchonete ficava no bairro Alegre, às margens da BR-101. Apuramos que dias atrás ele sofreu uma queda, quebrou o fêmur e foi internado. Uma infecção agravou a situação, e hoje ele faleceu. O velório foi previsto para começar às 21h na residência onde Benedito morava, na Rua Henrique Alves Paixão, 178, próximo à igreja Católica, e o sepultamento foi marcado para esta quarta-feira (20), às 16h, no Cemitério do Alegre. “Perdemos uma grande personalidade de Sooretama”, Diz Diezo Gomes, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer local.
Trajetória – Nascido em 1937, na região de Desengano, Benedicto Frinhani, filho de uma Itália que pulsava em suas raízes, Benedicto Frinhani cresceu na roça, onde o suor misturava-se à esperança de dias melhores. Do Desengano, seguiu sua jornada até o Córrego Bom Jesus e, em 1973, chegou ao Córrego Alegre. Foi ali que sua história se entrelaçou definitivamente com a de todos que o conheceram, quando ergueu com as próprias mãos a famosa Lanchonete Frinhani.
Na época, era o simples “café com ribiti” dos caminhoneiros cansados de estrada. Mas com o tempo, tornou-se a respeitada Parada Frinhani, símbolo de acolhimento, união e trabalho honrado.
Benedicto não foi apenas comerciante ou agricultor. Foi homem de luta. De batalhas silenciosas e superações constantes. Homem que nunca se curvou às dificuldades, que jamais desonrou sua família, e que fez da união, da lealdade e da fé os pilares de sua vida.
Hoje, sua partida deixa uma ausência profunda, mas também um legado imortal. A cada lembrança, a cada história recontada, a cada parada na estrada onde sua marca permanece, vive a memória de um homem que soube transformar suor em exemplo, simplicidade em grandeza e vida em herança eterna. Nossos sentimentos aos familiares. Clique aqui para comentar e seguir o @euviemlinhares.