Geral Conferência
Detalhes da Conferência dos direitos da pessoa com deficiência realizada em Linhares
Evento com o apoio da Prefeitura de Linhares aconteceu na tarde desta terça-feira (10) no CRAS do bairro Interlagos
15/10/2023 07h50
Por: Redação

A terça-feira (10) foi de informação, emoção e decisões importantes para pessoas com deficiência em Linhares, no CRAS do bairro Interlagos: a Conferência dos direitos da Pessoa com Deficiência.

Cerca de 135 pessoas estiveram presentes e participaram de uma programação que contou com palestras, apresentação musical e decisões importantes. A conferência foi convocada pelo Prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, e organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que é um órgão de representação do poder público e da sociedade civil e é vinculado à secretaria de Assistência Social. A ação contou com patrocínio de empresas da cidade.

Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram

Durante a manhã aconteceu uma apresentação do cantor Elias Wagner, que emocionou os participantes. Em seguida, Suzana Lima que é ativista na luta das pessoas com deficiência palestrou e falou sobre Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo. Na parte da tarde foram debatidos os eixos: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência, garantia do acesso das pessoas com deficiências as políticas públicas e avaliação biopsicosocial unificada, financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência, cidadania e acessibilidade e os desafios da comunicação universal.

De acordo com Débora Pinheiro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a conferência foi um sucesso. “A conferência foi bem-sucedida, atingimos o objetivo. Foram diversas propostas elaboradas pela sociedade nos eixos de discussão e 15 delas foram levadas à conferência estadual pelos nossos 8 delegados que foram eleitos em plenária. Contamos com a presença de mais de 130 pessoas de diversos segmentos, sendo uma grande representatividade de pessoas com deficiência. Aproveito para agradecer as empresas privadas que também contribuíram com esse evento”, finalizou.

A Conferência contou com o apoio da Prefeitura de Linhares e das empresas Constance Calçados, Rocha Granitos, Uniscan Diagnóstico por Imagem, P&P Corretora de planos de Saúde, COPS odontologia, Ouvidex, Ecoville Linhares, Grupo Empreendedoras Linhares, Transportadora Transcorsini, Acentue Gestão Financeira e Empresarial, DRA. Larissa Chaves Pirola Pediatra e Cristina Schaffel, Estética Facial e Corporal. Fonte/fotos: PML.