Se no mundo das drogas quem não paga dívida com dinheiro acaba pagando com a vida, na 1ª Vara Criminal de Linhares os crimes são pagos com cadeiões. Foi assim no julgamento da última quarta-feira (6), no Fórum Desembargador Mendes Wanderley, quando foi debatido o homicídio que vitimou Davi da Silva Santos, morto a golpes de faca por dever a traficantes. O crime aconteceu em 2010. Vamos aos detalhes:
Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram
Dois réus são citados na denúncia do Ministério Público: Ricardo Ferreira de Souza, o Tuiú, atualmente com 33 anos, e Gleisson Penha Pereira, o Gueguê, da mesma idade. Tem um detalhe: O medo de ir a julgamento na 1ª Vara Criminal de Linhares é tão grande que, dias após ser intimado do Júri, Gueguê se evadiu da Unidade Prisional em que cumpria pena por outro processo. Vamos aos detalhes da sentença e do crime que eles cometeram?
O julgamento – Os trabalhos presididos pelo Juiz de Direito Tiago Camata terminaram às 15h, e a acusação ficou por conta da Promotora de Justiça Luiziany Albano Scherrer. A defesa ficou à cargo da advogada Ellem Mara Bragança de Oliveira. Os jurados condenaram os dois réus.
A sentença – Gueguê e Tuiú foram condenados pela prática do crime de homicídio qualificado consumado (art. 121, §2º, incisos I e IV, do Código Penal), e o Juiz Tiago Camata fixou a pena definitiva de Gueguê em 24 anos e 06 meses de reclusão; e a pena definitiva do acusado Tuiú em 28 anos de reclusão, ambas em regime inicial fechado.
Os dois respondiam ao processo em liberdade e a prisão preventiva foi decretada em Plenário. Ricardo, o Tuiú, já se encontrava preso em outro processo, enquanto Gueguê, conforme informamos acima, é considerado foragido (181 se você sabe onde ele está). Abaixo, detalhes do crime que os levaram a julgamento:
“Mãe, vieram me matar” – Davi da Silva Santos, a vítima, de acordo com os autos, morava no bairro Interlagos e estava dormindo quando, por volta de 1h30 da madrugada, foi chamado pelos réus que estavam em companhia de três adolescentes. A vítima tinha uma dívida de drogas, e avisou para a mãe que que estavam lhe chamando para a morte.
Apavorado, Davi correu para tentar escapar. Foi até os fundos de uma casa e tentou pular o muro, mas foi alcançado e golpeado até a morte. Caso você saiba o paradeiro desse indivíduo da foto, ligue imediatamente para o 181.