Polícia Desfazendo dúvidas
É falso: Corpo amordaçado não foi encontrado no canavial da Lasa, diz delegado
“Está vivo, não é ele”, afirma amigo de jovem que seria o da foto divulgada
02/08/2022 17h45 Atualizada há 4 anos
Por: Redação

Uma informação falsa, dando conta de que um corpo amordaçado e amarrado com fita azul, com um dos olhos arrancado e sangue sob a cabeça, teria sido encontrado no canavial da Lasa, em Linhares, causou um alvoroço na cidade na tarde desta terça-feira (2). Alguém mandou a foto para um grupo, legendada pelas falsas informações, e o compartilhamento  logo ganhou o status “encaminhada com frequência“. Para piorar ainda mais a situação, algumas pessoas salvavam e iniciavam novas postagens. Logo dezenas de leitores, claro, enviaram para a nossa Redação.

 

Clique aqui e siga a nova conta do Site Eu Vi em Linhares no Instagram

Nós abortamos pautas e iniciamos a apuração. “Não chegou nada aqui”, disse o delegado Fabrício Lucindo Lima, que posteriormente, já por volta das 17h, confirmou que tudo não passou de fake News, que a equipe de perícia não se deslocou até o canavial nesta tarde, e ainda comentou que o cenário da foto não é o de um canavial.

No Serviço Médico Legal (SML), também a confirmação: Nenhum corpo naquelas condições foi recolhido em Linhares e nem em cidades vizinhas.

E a irresponsabilidade de quem tomou a iniciativa de divulgar a falsa informação, mobilizou a Polícia Militar, que esteve na região citada nos compartilhamentos, e... nada de corpo.

Mas, onde foi feita aquela foto? “No canavial da Lasa é que não é. Lá tem canas, e não coqueiros”, disse um policial, referindo-se ao local que aparece na triste cena.

Tá vivo – E o problema foi além do que se imagina. É que, aproveitando o “embalo”, outros internautas sem nenhuma certeza, incluiu no compartilhamento foto de um indivíduo, afirmando que ele estaria “sumido” há alguns meses, que é de Linhares e que seria a pessoa morta.

Contudo, um leitor assíduo do Eu Vi em Linhares, e também muito responsável com o que posta nos grupos de WhatsApp, entrou em contato com a nossa Redação, e disse que trabalhou com a pessoa da foto (viva) e comprovou que era mais uma fake News. “Está vivo, não é ele. Liguei para ele e comprovei”, afirmou.