Educação Vamos estudar!
Atenção pais: Detalhes da volta às aulas 100% presenciais na rede municipal de Linhares
Mais de 26 mil alunos estarão nas salas de aula a partir de sexta-feira (4).
02/02/2022 13h02
Por: Redação

A Prefeitura de Linhares informou para a imprensa, hoje (2), que as aulas da rede municipal de ensino para os mais de 26 mil alunos matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental retornam na próxima sexta-feira, dia 4, e serão 100% presenciais. Nesta terça-feira, dia 1º, aconteceu uma reunião com os diretores escolares, e na pauta, as normas e os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde para prevenção à Covid-19 que deverão ser seguidos durante o ano letivo.

Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram

De acordo com a Prefeitura, as escolas já estão organizadas e equipadas para receber os servidores e alunos. A secretaria Municipal de Educação expõe que o retorno às aulas é uma decisão com base na argumentação da Secretaria Municipal de Saúde e no Mapa de Riscos que mostram que, embora o número de casos ativos seja grande, os efeitos clínicos estão menos agravados e a quantidade de pessoas vacinadas tem aumentado, contudo, sem esquecer que a pandemia não acabou, e que terão que ser mantidas todas as orientações e recomendações dos órgãos de saúde com relação à Covid-19.

Na lista dos protocolos sanitários e de segurança exigidos pelos órgãos de saúde estão as marcações no chão para respeitar o distanciamento físico, medição de temperatura, uso de máscaras, instalação de totens de álcool em gel e pias para higienização das mãos nas dependências da escola. Conforme a Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R de 29 de setembro de 2020, em seu artigo 14, crianças de 0 a 2 anos não devem utilizar máscaras.

 

Todas as unidades de ensino estão recebendo, além dos materiais didáticos, de higiene e banho, limpeza e utensílios de cozinha, itens de prevenção à Covid-19 como: álcool gel e líquido, flanela, água sanitária, sabonete líquido, papel toalha, dispenser mesa com válvula, borrifadores, dentre outros.

Vacinação em crianças - A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares está vacinando crianças de 5 a 11 com e sem comorbidades. A imunização é realizada em todas as salas de vacinação localizadas na sede e no interior do município. 

Para receber a vacina, é necessário apenas que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis ou tenha uma autorização por escrito. Não há necessidade de prescrição médica. 

O esquema vacinal será com duas doses, obedecendo o intervalo de oito semanas entre as aplicações do imunizante pediátrico Pfizer e de 28 dias para o CoronaVac.  Os pais e/ou responsáveis deverão observar os cartões de vacinação das crianças, uma vez que o intervalo de qualquer vacina de rotina tem que obedecer 15 dias para vacinação contra a Covid-19.  Se a criança apresentar sintomas gripais, é necessário aguardar 30 dias após o início dos sintomas para receber o imunizante. Fonte e foto: PML.