Poucas nuvens
Linhares - ES
Embora esse assunto seja delicado, é importante estabelecer uma conversa com a população para reduzir os casos, e os casos de suicídio preocupam. Antes de mais nada, leia com atenção: Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, depressivo ou pensando em se machucar, procure seu médico, psicólogo ou familiar e não esqueça do CVV - Centro de Valorização da Vida (ligue 188).
Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram
Apenas no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 45 minutos há uma tentativa de tirar a própria vida. Um Psicólogo é capaz de ajudar a pessoa a lidar com os problemas que tanto deseja escapar. O suicídio é o último passo de um longo período de sofrimento silencioso. Quer dizer, há muito acumulado dentro da pessoa.
Apesar das conversas com familiares e amigos também terem sua importância para o nosso bem-estar, há problemas que somente são possíveis de solucionar com a sensibilidade, escuta especializada e conhecimento de um profissional. Por essa razão, caso precise estou a disposição para lhe ajudar!
Ou até mesmo ações, palestras, rodas de conversa e dentre outros aspectos. Cuide do seu bem mais preciso: Você!
Quando procurar ajuda profissional? Procure ajuda se você:
* Não sente mais vontade de conviver com a família ou amigos, isolando-se das pessoas e de possíveis atividades.
* Sente-se desanimado com frequência.
* Sente-se irritado, apático e receoso constantemente.
* Apresenta distúrbios de sono ou dificuldades para se alimentar.
* Vivencia solidão, desesperança e impotência.
* Não vê a necessidade de executar tarefas diárias ou de honrar compromissos, como costumava fazer.
* Não consegue enxergar a saída para seus problemas nem um futuro onde se sinta melhor.
* Tem dificuldade para estabelecer laços de amizade com as pessoas.
* Se culpa por acontecimentos passado.
* É incapaz de gostar de sua personalidade, enxergar suas qualidades e amar a si mesmo.
Além disso, pessoas que apresentam doenças psiquiátricas ou sofreram traumas significativos recentemente, como a morte de uma pessoa querida ou um acidente ou uma demissão, possuem maior suscetibilidade para cometer suicídio. Nesse caso, é importante saber como buscar ajuda.
O setembro amarelo indiretamente é também a naturalização do tratamento psicológico. Felizmente, mais e mais pessoas estão dispostas a procurar ajuda profissional, seja fisicamente ou via internet.
Hoje já é possível fazer terapia on-line de qualquer lugar, a qualquer hora, apenas possuindo um smartphone e um bom sinal de wi-fi. Isso facilita que a ajuda chegue a cidades menores, a pessoas que estão socialmente isoladas em outros países ou que estejam impossibilitadas, por alguma razão, de se locomover.
Entrevistamos o psicólogo Rafael Soares da Costa - CRP: 04/45430 @psicologo.md
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 19° Máx. 26°
Sol e ChuvaMín. 18° Máx. 27°
Sol e Chuva