Quarta, 12 de Maio de 2021
27 99808-4347
Colunistas Muito importante

Drª Ignez Antônia Pianca lembra o dia do Médico obstetra

Ela falou para a colunista Ketully Fernandes, a importância da função na vida gente

12/04/2021 20h49 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação
Drª Ignez Antônia Pianca lembra o dia do Médico obstetra

Na semana em que celebra no Brasil o dia do médico obstetra -12 de abril, a colunista Ketully Fernandes, buscou, juntamente com a Drª Ignez Antônia Pianca, uma das mais conceituadas profissionais da área no Espírito Santo, informações importantes sobre o papel fundamental desse profissional na vida da gente.

Quando descobrimos que estamos à espera do nosso bem mais precioso, que é o nosso (a) filho (a), começamos uma busca incessante de um (a) médico (a) obstetra, aquele (a) que vai cuidar de nós e do nosso bebê antes, durante e após o nosso parto.

Continua depois da publicidade

A palavra obstetra vem do latim “obstetrix”; que deriva do verbo “obstare”, que significa ficar ao lado, ficar próximo. E é durante o pré-natal que o médico obstetra consegue estar perto da mãe e do bebê, pois é através desse importante procedimento que se assegura, que a mulher possa ter uma gestação acompanhada por profissional de forma tranquila, identificando quaisquer intercorrências em um curto período de tempo, evitando complicações futuras e sempre analisando o desenvolvimento mensal do bebê e da mãe. Assim, sana dúvidas que possam surgir no decorrer da jornada dos 09 meses.

O obstetra torna-se responsável não só pela mãe, mas também pelo bebê que está em seu útero. Dessa forma, nesse período o profissional se encarrega de pedir os exames necessários para ambos, afim de garantir a saúde física e o bem-estar da mãe e da criança. São solicitados durante a gestação exames como, ultrassonografias e exames laboratoriais.

Continua depois da publicidade

A afirmativa é da médica ginecologista e obstetra Drª Ignez Antônia Pianca, atuante na área há mais de 30 anos, acadêmica da turma de 1989 na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória- EMESCAM.

A médica ainda enfatiza:  “Não sinto que escolhi, mas sim que fui escolhida.  Na época não sabia muito a respeito, mas me entreguei de peito aberto. Hoje não me vejo em outra especialidade. Além de médica, me sinto na função de caminhar lado a lado com minhas pacientes durante os 09 meses, sempre orientando da melhor forma a respeito da jornada de suas vidas, o momento em que se tornam mães”, disse ela.

E Drª Ignez prossegue: “A melhor sensação do mundo é acompanhar o milagre da vida desde o início. Poder trazer ao mundo centenas de crianças lindas e saudáveis pelas minhas próprias mãos. É um prazer imensurável!”, declara.

Continua depois da publicidade

E em um dos seus textos sobre obstetrícia, a médica relata: “É exatamente essa, a incumbência que nos é dada, observar e acompanha o que a natureza é capaz de desenvolver por si só. Aconselhamos e acompanhamos a mulher antes da gravidez, durante a gestação, durante o parto e também no pós-parto; ajudando a prevenir e tratar eventuais problemas de saúde para qualquer um dos dois”.

“Profissionais dessa área médica, diariamente lidam com diversas situações que envolvem não somente o lado físico da paciente e do bebê, mas também os aspectos emocionais. Ademais, é necessário que estejamos sempre em alerta, já que o momento da chegada de um bebê, em alguns casos é totalmente imprevisível. É sem dúvidas muito árdua, porém, recompensadora.”

Continua depois da publicidade

“Trazer milhares de vidas ao mundo, e até mesmo, de certa forma, “ devolver a vida” de algumas mulheres, faz de mim um ser humano melhor” Finaliza a médica, que  atende na clínica Medcenter – Avenida Nicola Biancardi, nº1093 – Linhares. Instagram: @dr.ignezpianca

10 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias