Emoção

Momentos emocionantes em mais uma formatura do Proerd em Sooretama

Foi hoje (6), e o comando do 12º Batalhão acompanhou tudo

Eu Vi Em Sooretama

Eu Vi Em SooretamaBlog Eu Vi Em Sooretama

06/11/2019 18h44Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
3.083

O Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Giovânio Silva Ribeiro, acompanhou mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas  e a Violência – PROERD, aplicado na Escola Estadual Unidocente de Ensino Fundamental Córrego Patioba. Foi nesta quarta-feira (6).

Também se fizeram presentes o comandante da 3ª Cia que faz parte o Município de Sooretama, Tenente Porto, o Presidente da Câmara Municipal de Sooretama, vereador  Klysmamm Marcelino; a pedagoga Anaide Meneses Cypriano, a professora Edicleia Feliz Soares Ferreira juntamente com sua mãe Edina Feliz Soares; e a instrutora do Proerd, a dedicada sargento Aparecida.

Os alunos Matheus Almeida dos Passos e Arthur Ferreira Feliz, fizeram a leitura da redação; A aluna Pyetra Araújo dos Santos leu o juramento. Depois veio um momento emocionante: As crianças da escola Patioba, juntamente com a professora Edicleia Feliz, cantaram “Cuida de mim”.

 

A aluna Maria Eduarda Almeida de Alcantara representou a turma ao receber o certificado. Os demais certificados serão entregues posteriormente pela instrutora em sala de aula em data a combinar.

Mais sobre o Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, visa a educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem nesse  mundo obscuro.

Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, como auxílio para as crianças dizerem não às drogas.

O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores.

Busca também oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles possam confiar; Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis. É, ainda, um esforço cooperativo entre a família, a escola e a Polícia Militar, sendo guiado por dados estatísticos que mostram a alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

O projeto em sua implantação obteve sucesso em todos os estados americanos, bem como hoje atinge 54 países no mundo. É aplicado em parceria nas escolas e direcionado para crianças de 09 a 12 anos.

Durante 5 semanas, com uma aula ministrada por semana, os Instrutores do PROERD, que são Policiais Militares fardados, contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e dos pais que alcançam o programa na família.

As lições das series iniciais objetivam a segurança pessoal da criança, o que ela deve fazer e o que não pode fazer quando estão sozinhas, em casa ou na rua.

Alguns temas abordados

Por que é mais seguro seguir instruções?

 Por que você não deve aceitar presentes nem carona de estranhos?

 Para quem você deve telefonar em caso de emergência?

 O que você deve fazer se encontrar uma arma?;

Por que você não deve entrar na casa de pessoas sem autorização

O que você deve fazer se estiver sozinho em casa e alguém bater à porta?;

O que fazer se alguém te tocar de forma inadequada?;

O que você deve fazer quando sentir raiva?;

 O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre Escola, Família e Polícia Militar.

4comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
VEJA TAMBÉM
Ele1 - Criar site de notícias