Geral

Viação Joana Darc: Trocadores têm escolinha de formação de motoristas

Postada em: 11141

Muito tem se debatido sobre a extinção da função de cobrador, já que é cada vez maior o pagamento de passagens de ônibus via cartões pré-pagos.  Na Viação Joana Darc, em Linhares, há um projeto para estimular que cobradores se qualifiquem e sejam promovidos a motoristas. Desde 2007, quando foi criada a Escolinha de Motoristas já formou mais de cem profissionais.

“O intuito é incentivar que eles cresçam dentro da empresa, já que o salário de motorista é 50% maior que o salário de cobrador de ônibus. É necessário que os interessados tenham carteira de motorista nas categorias D ou E”, afirmou o diretor administrativo da Viação Joana Darc, Antonio Luiz Comério.

A viação criou a ‘Escolinha de formação de motoristas’ com o intuito de formar motoristas que já tenham habilitação na categoria D ou E, que são cobradores, fiscais, ajudantes, auxiliares e outros que desejam trabalhar como motorista, além de ofertar a oportunidade de candidatos externos (da comunidade) se inscrevam e participem do programa.

Os funcionários da Joana Darc interessados devem ficar de olho nos murais, onde os editais são divulgados. Após a inscrição acontece uma seleção, onde são aplicados testes para saber quem passa para as próximas etapas.

Após a aprovação, os colaboradores passam pelo treinamento de iniciação com palestras, oficinas para aprender a utilizar todas as funções do coletivo, treinamento prático, manutenção e testes de rotas, mais conhecida como manobra.

 “Um motorista de passageiros, não leva apenas pessoas de um lado para outro. Leva também os sonhos, as necessidades e a capacidade dessas pessoas para que possam ser vividas em outro local. Nosso passageiro pode exercer seus compromissos confiando que nossos motoristas vão levá-lo ao destino no horário marcado em total segurança e com muita cortesia”, afirmou a assistente de departamento pessoal, Ivanir Rocha Carvalho.