Geral

Lei em Vitória: Idosos podem desembarcar fora dos pontos de ônibus

Postada em: 3583

P. Antunes, conhecedor do assunto sobre a prestação de serviço de transporte público, enviou parte do texto de uma notícia veiculada após uma lei sancionada na Capital do Espírito Santo, Vitória, e disse: "É muito mais seguro a pessoa embarcar e desembarcar nos pontos fixos,e tem mais: haverá custo, e esse custo será repassado às tarifas".

O texto da notícia que P. Antunes nos enviou diz:  Os idosos com 65 anos ou mais podem desembarcar fora dos pontos de ônibus em Vitória. Uma lei sancionada pela Câmara do município no dia 19 de março garante que esses usuários do transporte público municipal determinem onde é o melhor lugar para eles descerem. 

O vereador Leonil Dias explica que a lei prevê que, quando solicitado, o motorista pare em um local seguro para desembarque do idoso. “Quem tem um idoso dentro de casa sabe suas limitações. Quem tem idoso dentro de casa entende a importância dessa lei”, enfatiza o vereador.

Entre os idosos, a decisão foi bem recebida. “É bom porque idoso tem dor em todos os lugares. Então, qualquer lugar que parar para a gente está ótimo”, afirma a pensionista Sonia Belsoff".

E, voltando às observações de P. Antunes, este disse: "Vamos lá: Toda vez que o ônibus parar fora do ponto para o desembarque do idoso, o motorista terá que frenar, voltar a colocar a primeira marcha e partir. Isso implica em queima de mais combustível, desgaste de pneus, lonas de freio, disco de embreagem, etc.".

E P. Antunes continuou: "Também gerará o transtorno de atrasar o fluxo do trânsito dos demais veículos e da própria viagem programada! Isso vai gerar reclamação dos demais passageiros, e, repito que o ponto de ônibus é muito mais seguro!".

E você, o que achou da lei?