Geral

Quem gostou? Brasil não terá horário de verão este ano

Postada em: 13268

Você que gosta do horário de verão, pode se preparar para não adiantar o relógio em uma, e você que não gosta, pode comemorar. O presidente Jair Messias Bolsonaro confirmou que o Brasil não terá o horário de verão este ano.

E tem mais: A tendência é que a decisão se repita durante todo o mandato de Bolsonaro. "Após estudos técnicos que apontam para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população, decidimos que não haverá Horário de Verão na temporada 2019/2020", afirmou o presidente.

Pouco antes do anúncio oficial, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, confirmou a intenção do presidente. Otávio explica que além dos estudos técnicos, a decisão foi baseada numa pesquisa interna encomendada pelo Ministério de Minas e Energia que mostrou que 53% da população é a favor do fim do horário de verão.

Inicialmente, Rêgo Barros disse que o governo havia decidido acabar com o horário de verão. Questionado sobre detalhes da medida, respondeu: "Esta é a posição para este ano. Para o próximo ano, faremos avaliação posterior".

Esta semana, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que a pasta iria finalizar os estudos sobre o tema. O material foi entregue ao presidente Bolsonaro para que ele tomasse a decisão em definitivo pela continuidade ou não do horário de verão no País.

Segundo o ministro, a decisão não leva em conta apenas dados econômicos, mas também outros fatores, como sobrecarga e picos de consumo, por exemplo.