Geral

De graça, no Jocafe II: Cursos gratuitos são ofertados aos moradores

Postada em: 3507

Moradores do Residencial Jocafe II, no bairro Santa Cruz, participam de dois cursos: Corte de cabelo, beneficiando 30 mulheres; e de panificação, que atende 60 pessoas. Os encontros têm acontecido de segunda a sexta-feira, em dois turnos, com grupos diferentes.

Os cursos, que vieram para atender um pedido dos moradores, são realizados por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento de Linhares e a Caixa Econômica Federal e seguem até o mês de abril.

Corte de cabelo

No curso básico de corte de cabelo e química básica, as alunas aprendem sobre corte, hidratação, química, gerenciamento de um salão, a trabalhar com cabelos cacheados e, inclusive, já estão cortando os cabelos dos filhos e parentes.

As aulas são ministradas num salão de beleza existente no próprio residencial. A ideia é dar base para trabalhar em um salão ou abrir um pequeno negócio. No fim do curso, haverá sorteio de um kit com material básico para um salão, inclusive um lavatório.

Panificação

No curso básico de panificação, que acontece numa padaria do bairro Santa Cruz, os beneficiários têm aprendido sobre a produção de diversos tipos de pães, confeitaria básica e noções de manipulação de alimentos, como base para iniciar o trabalho na área.

As oficinas são ministradas pelo Instituto Ellos, a carga horária é de 160 horas e os participantes receberão certificado de participação. De acordo com a Prefeitura de Linhares, desde novembro do ano passado até agora, 572 vagas foram ofertadas de forma contínua, aos moradores do Jocafe II, nas oficinas de Jardinagem, Maquiagem e Beleza, Laços para enfeites de cabeça e Natal, Chinelos customizados, buscuit, tomates secos e agora de corte de cabelo e panificação.