Geral

Já atrasou o relógio? Deveria durar muito mais, diz leitor sobre fim do horário de verão

Postada em: 3696

Para uns ele deixa saudades, para outros ouve "tchau, querido". O certo é que a penúltima semana de fevereiro de 2019 começa com o "horário normal", ou seja, com o fim do horário de verão. À s 23h59 de sábado (16), fique de olho, pois, à meia-noite os relógios têm que ser atrasados uma hora.

"Eu adoro o horário de verão, e acho que deveria durar o verão todo e os meses quentes que o antecedem e só terminar lá pela segunda quinzena de março. Nosso clima é tropical e tem tudo a ver", opina o autônomo Lázaro Miguel dos Anjos. "E olha que eu acordo bem cedo para trabalhar, hein!", completou o leitor.

Desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente no Brasil: Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal têm que atrasar o relógio, adiantado desde a meia-noite de 04 de novembro do ano passado.

Com o fim do horário de verão 2019, o Nordeste do País volta a ficar com o mesmo horário de Brasília. Já o leste do Amazonas e os Estados de Roraima e Rondônia ficam com uma hora a menos; enquanto o Acre e o oeste do Amazonas, duas horas atrás.

O objetivo do horário de verão é economizar energia e aproveitar o maior período de luz solar durante os meses mais quentes do ano, quando os dias também são mais longos.

"Eu odeio esse horário, e acho que não economiza é nada. Passo mal e não me acostumo nunca. Graças à Deus que acabou!", afirma Mariele Nogueira Oliveira.

E você? Vai sentir saudades ou gostou do fim do horário de verão? Pois prepare-se, que no fim do ano ele volta.