Geral

Definido horário de expediente dos supermercados em Linhares. Saiba se abrirá aos domingos

Postada em: 20173

A polêmica sobre abrir ou não os supermercados aos domingos e feriados em Linhares chegou ao fim.

Em Convenção Coletiva de Trabalho realizada na terça-feira (4), e que reuniu o Sindicado dos Empregados no Comércio do Estado do Espírito Santo, e Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Linhares (hipermercados, supermercados, auto- serviços, atacarejo, mercearias e hortifrutigranjeiros), ficou decidido: Os supermercados não vão abrir as portas aos domingos e feriados em 2019 em Linhares.

A justificativa, conforme explicou o presidente do Sindivarejista Linhares, João Luiz Dorigueti, é que não é viável. “Domingo é dia para se passar com a família, dia de descanso e a maioria vai à igreja neste dia”, disse o empresário.

Uma convenção coletiva realizada entre a Federação de Comércio de bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e o Sindicado dos Comerciários (Sindicomerciários-ES), realizada na tarde de 22 do mês passado, definiu que os supermercados podem abrir aos domingos e feriados, mas que a abertura nesses dias, contudo, é facultativa.

Os dias 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio, não entram na decisão.

Horário especial de fim de ano

Também na Assembleia que definiu que não haverá expediente no setor varejista em Linhares aos domingos e feriados em 2019, os patrões selaram como será o atendimento ao consumidor neste mês de dezembro e carnaval.

Dia 9, 23 e 30 de dezembro, domingo, os supermercados funcionarão das 9h às 18h e o mesmo acontecerá no dia 8, que é feriado municipal.

Dia 31 de dezembro, “noite da virada”, a jornada de trabalho vai até ás 18h.

Deverá ser respeitada á jornada de trabalho de 08 horas diárias, e as empresas que funcionarem nestes dias fornecerão a alimentação e transporte gratuito com intervalo de uma hora (almoço). Será facultado ao varejista trabalhar neste dia com número de funcionários que entender necessário, podendo dispensar os demais.

Semana do Natal e última semana do ano

Nos dias 20, 21 e 22 de dezembro de 2018 (quinta-feira, sexta-feira e sábado) os hipermercados, supermercados, auto- serviços, atacarejo, mercearias                e hortifrutigranjeiros de Linhares funcionarão no horário de 08h00 as 22h00 horas com intervalo mínimo de intrajornada de uma hora.

O mesmo ocorrerá nos dias 27,28 e 29 de dezembro de 2018 (quinta-feira, sexta-feira e sábado).

Compensações

As decisões da reunião, que são válidas até 31 de outubro do ano que vem, destacam como serão as compensações.

As horas trabalhadas no dia 23  e 30 de dezembro serão compensadas com folga nos seguintes dias e horários: Dias 04 e 05 de Março de 2019 (segunda-feira e terça-feira de carnaval) não haverá expediente.

No dia 26 de dezembro (quarta-feira) o expediente terá início às 09h00; e dia 31 de dezembro encerrará expediente às 18h.

No dia 02 de janeiro de 2019 o expediente terá início às 9h

Carnaval

E as compensações também refletirão no carnaval: Conforme já citado acima, dias 04 e 05 de março de 2019 (segunda-feira e terça-feira de carnaval), não haverá expediente.

Vale lembrar que dia 06 de março de 2019, a chamada quarta-feira de cinzas, o comércio varejista iniciará seu funcionamento em horário normal, às 08h00.

Os empregados que estiverem de férias no período de compensação terão direito a um dia a mais de férias.