Saúde

Atenção! Tem ação para os homens em Unidade de Saúde de Linhares

Postada em: 3365

A segunda-feira (03) será uma sequência do Novembro Azul em Linhares. Trata-se de uma campanha de Intensificação à Detecção Precoce e Prevenção do Câncer de Próstata.

O cenário será a Unidade de Saúde Jardim Laguna. Os homens de todo município podem participar da ação.

Haverá palestra sobre Câncer de Próstata, além da realização de coleta de exames de PSA e avaliação odontológica para a prevenção e detecção de câncer de boca.

Durante todo mês de novembro foi realizada em todas as 34 Unidades de Saúde de Linhares, orientação sobre a prevenção do Câncer de Próstata; atendimento odontológico, aferição de Pressão arterial; teste de Glicemia; teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis IST 2 e solicitação de exames de próstata (PSA).

A iniciativa, é da prefeitura de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é conscientizar a respeito das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e ainda detectar homens que se enquadram dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, e que ainda não realizaram a coleta do exame de PSA neste ano.

Programa Saúde do Homem

A prefeitura de Linhares conta com o "Programa Saúde do Homem", do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), que atende na Unidade de Saúde do bairro Araçá. O programa é referencia em saúde masculina no município e atende pacientes das unidades de saúde que precisam de atendimento mais especializado com o urologista.

Novembro Azul

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O "Azul"veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre o câncer.

Fonte: PML