Saúde

Ir à Vitória vai acabar: Tratamento contra câncer em Linhares beneficiará mais 12 municípios

Postada em: 19675

A necessidade de fazer tratamento contra câncer em Vitória está com os dias contados.

A boa notícia veio da provação de um Projeto de Lei aprovado em Sessão Extraordinária na Câmara Municipal de Linhares, onde os vereadores aprovaram por unanimidade na terça-feira (13), a Matéria, de autoria do Poder Executivo, que outorga concessão de uso de imóvel de propriedade do município à Fundação Beneficente Rio Doce, com propósito para este fim.

Na prática, o Projeto de Lei 4529/2018 que autoriza o chefe do Executivo a outorga de concessão de uso de imóvel de propriedade do município à Fundação Beneficente Rio Doce, destaca uma área de 2.310m², no bairro Perobas (Região do Três Barras), para a implantação do serviço de radioterapia.

Mais de 500 mil pessoas de 13 municípios que precisam fazer tratamento contra câncer serão beneficiadas, informou a Câmara Municipal.

A diretora-geral do Hospital Rio Doce, Fátima Biancardi, disse  que Linhares foi uma das três cidades do Espírito Santo que vai receber o equipamento, e que  isso faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) no país, promovido pelo Ministério da Saúde. "Isso nos garante um atendimento mais humanizado aos pacientes”, disse Fátima.

Ao falar sobre o número de municípios beneficiados, o provedor do Hospital Rio Doce, Arles Miranda, destacou que são milhares de pessoas que não vão mais precisar ir a Vitória para fazer o tratamento.

O Projeto de Lei, recebido no dia 6 do corrente mês, foi aprovado em caráter de urgência, devido ao prazo que o Ministério da Saúde concedeu para aquisição do aparelho necessário ao tratamento.

A Câmara não informou detalhes sobre esse prazo.