Política

Entrevista: Como fica a situação em Linhares com a vitória de Renato Casagrande?

Postada em: 14139

Nossa entrevista é com o Presidente Municipal do PSB em Linhares, o Vereador Tarcísio Silva. Ele é filiado há aproximadamente 15 anos ao Partido, foi braço direito de Renato Casagrande na campanha antes da vitória, domingo (7).

Tarcísio respondeu perguntas sobre obras paralisadas no município, o EJA (reivindicação da comunidade, sobretudo, de Pontal do Ipiranga), e também se irá ocupar algum cargo no Primeiro Escalão de Casagrande, o que mudará a atual composição na ocupação das cadeiras na Câmara Municipal de Linhares.

Confira abaixo a entrevista:

Como um dos coordenadores da campanha vitoriosa do Governador eleito, Renato Casagrande, poderia nos adiantar como foi este trabalho?

A campanha de Casagrande foi dinâmica, com muita transparência, e, sem dúvida, um aprendizado para todos. Isto, principalmente quando tínhamos de tomar decisões, pois muitas das vezes o resultado vinha, e outras vezes só enxugávamos  gelo. Mas Deus é bom e os resultados da vitória vieram.

Sabemos da amizade do Governador Eleito com o senhor. A pergunta que todos querem saber é: O vereador Tarcísio Silva vai ocupar algum cargo no Primeiro Escalão?

Acompanho Casagrande há mais de 10 anos, nesta eleição participamos diretamente do Processo Eleitoral, por muitas vezes reunimos e viajamos neste período dos últimos oito meses. Em nenhum momento Casagrande falou de nomes para compor o Governo, nem o meu ou qualquer outro nome. Renato deverá escolher a equipe nos próximo 90 dias, mas está com isenção para fazer isso.

Qual a sua análise, ao que tange Linhares, ou seja, como fica o quadro político no município após as eleições desse ano?

Foram muitas as mudanças após o resultado em 07 de outubro em Linhares. Inicialmente temos apenas um Deputado Estadual, e a novidade de após 14 anos, voltarmos a ter um Deputado Federal. Isso é muito significativo, e gera um anseio por parte da população.

Já pode falar sobre 2020, quem poderá disputar a eleição para prefeito de Linhares?

A inda penso ser muito cedo para falar de 2020. Vamos aguardar um pouco mais, até porque Casagrande, quando iniciamos os trabalhos ainda em março, pediu e manteve a mesma fala de ninguém estar autorizado em nome dele de tratar de quaisquer composição política para 2020. Disse para cuidarmos da eleição de Governador, e assim nós fizemos.

Insistimos: Nas suas andanças com Renato Casagrande nesta campanha, nem cogitou possíveis nomes para compor a equipe do Governo?

Conforme manifestei acima, em nenhum momento ele fez menção a quaisquer nomes.

Como foi a votação para Casagrande em Linhares nas eleições de 2018? E nas eleições anteriores?

Linhares  sempre foi uma cidade dividida e polarizada em dois grupos, nas eleições anterior para Governador, Casagrande recebeu uma votação bem abaixo do previsto. Nesta última eleição foi muito positivo o resultado, e ficamos felizes em vermos o resultado desse trabalho em equipe.

Temos obras paralisadas em Linhares, e na campanha, Renato Casagrande falou sobre isso. Teremos a continuidade dos trabalhos e a inauguração a curto prazo?

Não sabemos os motivos, mas as obras importantes que estavam em andamento quando Casagrande deixou o Governo, lembrando que já se passaram quatro anos, ainda não foram concluídas. Em Linhares podemos citar o SML (Serviço Médico Legal), o CPS Álcool e Drogas no Planalto, Pronto Atendimento do Bairro Shell e outras obras importantes para munícipes Linharense. Acredito que haverá, sim, uma atenção especial para estas obras.

E sobre a estadualização do HGL (Hospital Geral de Linhares? Renato Casagrande disse alguma coisa sobre isso?

Quando decidiram, em passo de mágica, Estadualizar o HGL, acredito que existia um movimento para que os vereadores que apoiavam Casagrande votasse contra o Projeto para, de alguma forma, atingir o mesmo nesta campanha. Mas Casagrande nunca me ligou ou fez menção para falar sobre a estadualização do HGL.

A comunidade de Pontal do Ipiranga pede o retorno do EJA (Educação Jovens e Adultos​). Acredita que esse pedido será atendido?.

EJA foi muito intenso no Governo Casagrande. Quando ele saiu do Governo, as comunidades do interior eram atendidas com este maravilho projeto, que foi literalmente desarticulado. Sem dúvida será reativado no momento certo.

Voltando ao quadro político: Como a valia eleição de  Felipe Rigoni para Deputado Federal?

Felipe Rigoni, é fruto de um projeto de  trabalho e planejamento de um jovem que causa orgulho ao Estado do Espírito Santo. A eleição de Felipe é uma conquista dele, da sua família e de dezenas de milhares de pessoas que acreditaram nas suas propostas. Quando recebi uma ligação de Felipe no início de 2018, manifestando o desejo de filiar no PSB de Linhares, confesso que fiquei muito feliz e de imediato falei pra ele, já tenho compromisso com meu voto para Federal, mas a família PSB recebe você com muita alegria e respeito. 

Qual a dimensão da importância para o Partido fazer dois Deputado Federal?

São muitas. Primeiro, por mostrar a força do partido com dois Federais, isso representa 20% da totalidade da bancada Federal do Estado. Ganhamos também porque temos dois representantes éticos para falar em nome do PSB na Câmara Federal.

O PSB em Linhares é constituindo por Comissão Provisória, ou Diretório eleito através dos votos dos filiados?

O PSB em Linhares é constituído por Diretório, com seus membros Efetivos, eleito em 2017, com manutenção até 2020; fruto  do resultado da eleição realizada entre os membros do partido aptos a voto, conforme determina a resolução Nacional do Partido.

Linhares já teve até três Deputados na Assembleia Legislativa, e nesta Eleição apenas um  foi vitorioso. Qual sua avaliação?

Foram vários fatores que levaram a este resultado. Muitos candidatos a Estadual com boa votação, foram oito de Linhares  que receberam uma votação considerada, e isso dificulta muito. Mas temos um Deputado eleito e outros dois com a primeira suplência.