Política

Sobrou: Candidatos não usam todo material de campanha e MPES faz doação

Postada em: 3192

Por meio do Pacto de Cooperação Cidade Limpa, coordenado pelo Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o material de campanha eleitoral excedente entregue pelos candidatos, partidos e coligações foi doado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) nesta terça-feira (9/10).

O MPES recebeu cartazes, bandeiras e, aproximadamente, 630 mil santinhos, entregues voluntariamente na sede da instituição, em Vitória. A maior parte foi entregue ainda no sábado, véspera da eleição, após orientações do Cael. Líderes partidários também procuraram o Cael, na segunda-feira (8/10), para repassar o material excedente.

O material foi entregue aos trabalhadores da Ascamare Bruna Nascimento Silva e Reinaldo Pereira, que estiveram na sede do MPES na terça-feira. A entrega foi feita pela servidora Juliana Tavares dos Santos, que representou o dirigente do Cael, o promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal.

Para Berdeal, o resultado alcançado pelo Pacto de Cooperação Cidade Limpa foi extremamente positivo, fruto do diálogo preventivo realizado pelos órgãos de fiscalização. “Conseguimos manter as cidades mais limpas, evitando o derrame de santinhos e executando um trabalho em que todos saíram ganhando. A destinação social do material excedente é a conclusão de um trabalho feito a várias mãos”, avaliou.  O material gráfico excedente entregue nas Promotorias de Justiça do interior do Estado também será doado a entidades sociais. 

Pacto 

Antes do período eleitoral, o Cael orientou os promotores eleitorais a alertar, preventivamente, candidatos, partidos e coligações para que não ocorresse o derrame de santinhos, que é crime eleitoral. No dia 28/09, o Cael lançou o Pacto de Cooperação Cidade Limpa, uma iniciativa dos promotores e juízes eleitorais da Grande Vitória e do interior, com o apoio da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES). Realizado na sede do MPES, em Vitória, o evento reuniu representantes de partidos e de coligações.

Fonte: MPES