Economia

70% das empresas familiares fecham após troca de gestão. Que tal preparar herdeiros?

Postada em: 2937

Em nível mundial, cerca de 90% dos negócios são empresas familiares, que têm como obstáculo para a longevidade a ausência de uma programação para tornar viável a continuação da atividade com o passar dos anos.

Estima-se que apenas 30% das companhias familiares sobrevivem à segunda geração da família e somente 5% conseguem chegar à terceira. A consultora empresarial Danielle Quintanilha destaca que “apesar do forte vínculo afetivo entre os membros nessas organizações, o laço familiar por si só não é suficiente para propiciar o crescimento da empresa e uma gestão adequada”.

Baixo rendimento

Danielle Quintanilha afirma que, na maioria dos casos, as famílias empresárias não promovem a capacitação e a identificação das competências dos herdeiros que darão continuidade à administração do empreendimento, o que prejudica o rendimento da empresa no momento em que a sucessão é realizada.

“A longevidade de uma sociedade familiar depende do preparo e desenvolvimento das futuras gerações, seja para assumirem as posições de liderança, seja para serem bons acionistas”, destaca a consultora.

Desenvolvimento

Características fundamentais para a boa gestão do negócio familiar são a capacidade de adaptação aos ambientes em constante mudança, o conhecimento técnico e comportamental e a visão empresarial. O alcance dessas qualidades norteia o Programa Próxima Geração, que é gratuito e será lançado em Vitória, no próximo dia 27.

O projeto de desenvolvimento tem como objetivo preparar herdeiros de empresas familiares para assumirem os negócios, por meio da capacitação, acompanhamento e aquisição de experiência nas organizações participantes. O projeto tem início no próximo semestre, com duração de um ano.

Experiência

Os jovens participantes vão adquirir vivência em um ambiente de trabalho externo à empresa da família, aprender novas práticas e contribuir para melhoria de fluxos de trabalho.

O consultor  Adriano Salvi ressalta que o programa proporciona o desenvolvimento da maturidade profissional no herdeiro: “Desse modo, são identificadas as afinidades e áreas nas quais o participante apresenta melhor desempenho, ampliando a sua perspectiva de mercado, sua formação prática e, consequentemente, o engajamento com o negócio familiar”.

Programa Próxima Geração

Capacitação para jovens herdeiros de empresas familiares

Requisitos: ser um membro de empresa familiar e ter entre 20 e 30 anos

Período de inscrições: Até 31 de outubro

Mais informações: (27) 3325-3008.

Por Italo Bôaventura