Saúde

Mortes por doenças do coração ultrapassa 260 mil no Brasil em 2018

Postada em: 3184

29 de setembro é o Dia Mundial do Coração. Hábitos saudáveis, boa alimentação e a prática de exercícios são importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares. O alerta da Sociedade Brasileira de Cardiologia é para o número crescente de mortes relacionadas a saúde do Coração.

De acordo com o Cardiômetro, sistema que indica o número de mortes por doenças cardiovasculares, no ano passado foram 383.961 mortes (número estimado). Até o fim de agosto desse ano esse número superou os 260 mil. Com base nesses dados, são mais de 1 mil mortes por dia, sendo 43 por hora. 

Esses dados alertam para a importância da prevenção e o tratamento adequado para pacientes com fatores de risco como diabéticos, obesos, fumantes e hipertensos, por exemplo.

Para garantir a longevidade e bom funcionamento do coração além de uma alimentação saudável, a pratica de atividades físicas e uma vida sem estresse, é importante visitar um médico com frequência.

Para o paciente com diagnóstico de insuficiência cardíaca é imprescindível o acompanhamento de um cardiologista. Ele dará as orientações necessárias para o tratamento, incluindo o uso de remédios para o controle da pressão.

Por Heloyse Faustino