Fundação Renova
...

Copa do Mundo: Saiba como seria seu sobrenome se você fosse Croata

As curiosidades são muitas. A grande final acontece neste domingo (15)

15/07/2018 07h01
Por: Redação
4.050

É um assunto tipo "cultura inútil”, no dia da grande final. Umas curiosidades interessantes neste domingo, o dia em que a Croácia busca o troféu inédito na Copa do Mundo. Confira o que diz o colunista:

Aproveitando o momento Copa do Mundo,  que infelizmente já está se encerrando e como já não estamos mais tão tristes  com a eliminação da nossa seleção nacional nas quartas de final, podemos falar de outros assuntos curiosos da copa. Batendo papo com amigos em uma oficina de reparos automotivos, acabou surgindo um dúvida interessante sobre a Copa do Mundo, os nomes  com os mesmos sufixos usados por jogadores de uma mesma seleção.

Como tenho uma boa memória para assuntos tipo "cultura inútil”, acabei me lembrando das lições de minha professor de História “Glorinha”, lá do salesiano, onde estudei entre meados e  o fim dos anos 80. Bom, cada país tem sua particularidade e para que o texto não fique enorme, irei falar de apenas superficialmente sobre a curiosidade.

Os homens  russos, geralmente usam nos sobrenomes os  sufixos “ov” ou “ev”, e  as mulheres os sufixos “ova” ou “eva”. Esses sufixos  indicam a origem familiar da pessoa. A formação do sobrenome está diretamente ligada ao patriarca da família. Então, Mickail Elianov, ou Elianev, provavelmente vem da família “Elian”.  Maria Sharapova, pertence a família “Sharap. É muito comum também os sufixos “itch” “ovna” e “evna” que indicam de quem a pessoa é filha. Por exemplo, Elena Nikolaevna, significa que ela é filha de Nikolai.

Quanto ao Croatas, a grande maioria dos jogadores de futebol da seleção tem no sobrenome o sufixo “ic”, Luca Modric, Mario Mandzukic, Rakitic, Perisic... e outros. Bom, essas duas letras juntas “ic” no final do sobrenome, indicam “filho de”. O uso desse sufixo é muito antigo, de quando a população era muito pequena e as pessoas se identificavam pelo primeiro nome e indicava o nome do pai para diferenciar, assim, no caso, meu nome seria "Fabrício Helioic”.

Isso é muito comum até em idiomas latinos, por exemplo: Rodrigues, indica filho de Rodrigo,    em inglês  se usa muito o sufixo “son” ,  por exemplo: Jackson,  filho de Jack, assim como Gibson, filho de Gib. Assim você percebe o motivo de tanta gente na Suécia usar o sufixo “son” ou “sem” “Eriksson” ou “Erikssen”? filhos de “Eriks”! Um pouco mais além e já parando por aqui para não cansar os leitores, os Gregos usam demais o sufixo “Poulos”, que também significa “filho de”, no caso, meu filho se chamaria “Henrique Fabriciopoulos”.

Finalmente, depois do papo sobre essa curiosidade, daqui a pouco iremos conhecer o campeão da copa da Rússia 2018. Com a eliminação de nosso escrete canarinho, passei  a torcer por algo diferente, pensei em uma final entre países que nunca sentiram o gosto de um título mundial, Bélgica x Croácia  seria o ideal. Metade de minha torcida deu certo, imaginem a festa do povo por um título mundial de futebol inédito....“pra cima deles Croácia!!!!!!”

Fabrício Lucindo é Delegado de Polícia Civil, e já trabalhou em Linhares e Sooretama, entre outras cidades capixabas.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Linhares - ES
Atualizado às 15h56
33°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 15°
32°

Sensação

2 km/h

Vento

31%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias