Geral

De graça no Santa Cruz: Serviços de Beleza, atendimentos jurídico, de saúde e muito mais

Postada em: 3745

Diversos atendimentos gratuitos à população, incluindo jurídico, comercial, de saúde, serviços de beleza, além de oficinas de artesanato, sem falar em diversão para a criançada. Tudo está na programação desde sábado (21), durante a ação "Cultura Social", que vai oferecer serviços comunitários e atividades culturais para os moradores dos bairros Santa Cruz. O bairro conta com o Residencial Jocafe I e II.

O evento é uma inciativa da Prefeitura, por meio da secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com apoio de diversos parceiros e apoiadores. A ação será realizada das 8h00 às 12h00, na avenida Ademar Luiz Plana, próximo ao campo de futebol.

Quem precisa de orientação jurídica, atendimentos de saúde, realização de exames, emissão de documentos, atendimento comercial, serviços de beleza, ou gostaria de participar de oficinas de artesanato, além de apresentações culturais, exposição de arte e entretenimento, não pode deixar de participar.

A ação é realizada em parceria com as secretarias Municipais de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Urbano, Segurança Pública e Defesa Social, Saúde, Educação, e de Obras e Serviços Urbanos.E com o apoio da Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI, Conselho Tutelar, Procon, Naps, Policia Militar - PM, SEBRAE, AMDES, Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras, SENAI, SENAC, Unopar, Correio, Associação de Moradores do Bairro Santa Cruz, CRAS Santa Cruz, Associação de Moradores do Bairro José Rodrigues Maciel, Centro Linharense Amigos do Menor, Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarelo, Academia Capixaba de Futebol – ACF e SERLIHGES. Abaixo você confere  a programação de serviços e atividades:

Atendimento Jurídico:

.Tenda PROCON, atendimento, orientações do direito do consumidor e distribuição de materiais didáticos

.Tenda FACELI, com orientações jurídicas

.Tenda Conselho Tutelar, atendimento, orientações, esclarecimentos familiar dos direitos e deveres das crianças e adolescentes previstos em Lei e distribuição de panfletos.

·Atendimento Saúde:

·Unidade móvel do NAPS, com teste de HIV, Sífilis, hepatite B e C, aferição de pressão (medir pressão), IMC (Nutricionista) – pesar, medir e avaliar, teste de glicêmico, Programa de Controle de Hipertensão e Diabetes – HIPERDIA, Serviços de odontologia, vacinação e distribuição de panfletos e preservativos.

·Tenda Programa Viva Mulher, com orientações, teste rápido de gravidez

·Tenda Vigilância Sanitária panfletagem e laboratórios de análise do ciclo evolutivo do edes aegypti e Vigilância Epidemiológica, com atualização do cartão de vacina

·Tenda Cefil, com ginástica laboral e exercícios físicos.

·Tenda com profissionais de nutrição e educação física, oferecido pelo Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras

·Circuito Saúde - Unidade Móvel do SESI, com Médico, nutricionista, fonoaudiólogo, dentista, enfermeira, técnico em enfermagem e auxiliar de Saúde bucal

·Atendimento Comercial:

·Unidade Móvel, com SEBRAE e AMDES, com a palestra sobre o mercado de trabalho “O Microempreendedor Individual para Começar Bem” e orientações sobre abertura de empresa.

·Documentos:

· Tenda Assistência Social, emissão de 2º via de certidão de nascimento e casamento dos moradores de Linhares e outras informações.

· Tenda Correio: emissão de CPF

· Tenda Casa do Cidadão; emissão de Identidade

· Tenda Assistência Social, Cadastro Único, Bolsa Família

· Serviços de Beleza:

· Tenda Degmar: corte de cabelo masculino e feminino

· Tenda: Roni e Françoar, com corte de cabelo masculino e feminino.

· Tenda: Nivea Risperi: corte de cabelo, masculino e feminino.

· Atividades Culturais:

·Arte do Grafite

·Apresentação de ginástica rítmica com as crianças e adolescentes do Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello

·Apresentação Cultural Folia de Reis, com usuários do Centro Linharense de Amigos do Menor – CLAM

·Apresentação de esquetes teatrais, com os alunos do curso de pedagogia da Unopar de Linhares, as peças são: O caroço de abacate, A Cadeira e O Grande Rabanete.

·Apresentação de coro com as crianças e adolescentes do Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello

·Apresentação Cultural Capoeira, com usuários do Centro

Linharense de Amigos do Menor – CLAM

·Apresentação do grupo bate latas, com os usuários do Cras Santa Cruz

·Apresentação da CIA de dança com, Fernanda Silva.

·Oficinas de artesanato e outros:

·Oficina de artes, com ponteira de lápis para crianças com Sarah

·Oficina de artes lúdica para crianças utilizando técnicas de pintura com Davi, massinha de modelar, pintura corporal, pintura no canudinho, pintura com os pés, pintura com plástica bolha, pintura de flor de pratinho de plástico, pintura de garfinhos de plástico, pintura com a mão, xilogravura com isopor e tinta, pintura com bexiga, pintura de tela com fita crepe.

·Atividades lúdicas, com pinturas, leitura, jogos para crianças, ministrado pelo Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras

·Oficina de pintura em molde vazado para crianças e adultos do grupo da terceira idade em movimento da Associação de Moradores do bairro José Rodrigues Maciel

·Oficina SESI “Arte em Legumes”

·Exposição e Comercialização:

·Exposição e comercialização de trabalhos realizados pelas

Organizações da Sociedade Civil- OSC- Associação de Prevenção e

Atenção ao Câncer (APAC)

·Exposição e comercialização de trabalhos realizados pelas Organizações da Sociedade Civil- OSC- Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello

·Exposição e comercialização de Trabalhos Terapêuticos dos Pacientes do CAPS

·Exposição de trabalhos do Projeto Academia Capixaba de Futebol

·Transitolândia, espaço modelo para aprendizado teórico e prático sobre trânsito, simulando uma via comum da cidade, só que em menor escala, colaborando assim para a conscientização dos pequenos, que aprendem brincando.

·Comercialização de comidas por Agrizzi Food

·Exposição e comercialização de alimentos, produzidos por, Maria Aparecida Lagares da Silva do grupo da terceira idade em movimento da Associação de Moradores do bairro José Rodrigues Maciel

·Exposição e comercialização dos cursos oferecidos pela faculdade UNOPAR

·Mostra Automotiva – SENAI

·Entretenimento:

·Cama Elástica

·Recreação para a comunidade, com atividades físicas oferecidas pelo projeto Meninos da Terra

·Tenda da Ciência, com apresentações de experimentos científicos.

·Turma de cuidador Infantil, com os alunos do SENAC para realizar, brincadeiras e pintura no rosto

Fonte: PML