Turismo Praias/Lagoas

Fim de semana: Partiu Festa de Caboclo Bernardo, em Regência

Postada em: 2802

O fim de semana tem endereço certo em Linhares, onde acontece uma das mais tradicionais festas populares. O cenário é vila mágica de Regência Augusta, litoral do município. A programação com música, dança, cultura e história, em meio a comidas deliciosas e aquela receptividade dos nativos ou os que escolheram a Vila para viver, festejam a homenagem a Caboclo Bernardo e o 28º Encontro das Bandas de Congo.

A festa reúne a multidão desde 1930, sempre com foco para lembrar o ato heroico de Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, que salvou 128 tripulantes de um navio em um naufrágio em 1887. E para melhor receber turistas e moradores de diversos bairros de Linhares, a Prefeitura  intensificou as ações de patrolamento da estrada de acesso ao balneário, criou um cronograma de plantão na unidade de Saúde local e vai reforçar a segurança da vila por meio da Guarda Civil Municipal.

O evento é promovido pela Associação dos Moradores de Regência, Associação Cultural Congo de Regência, e conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e o Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação criada para tratar de assuntos ligados ao maior desastre ambiental do Brasil, que foi a contaminação do Rio Doce com rejeitos de minérios vindos de Minas Gerais.

Neste ano de 2018, o evento, que tem entrada gratuita, homenageará personalidades locais in memória, que contribuíram com a divulgação do congo e com a realização da festa: Maria Barba  Pelissari, a “Tia Mariquinha”, uma das idealizadoras do Encontro de Grupos Folclóricos; e  Dona Ilda Pessanha, uma liderança do congo, do Valete de Ouro e da terceira idade. Aliás, um dos pontos altos da festa será o desfile das bandas de congo que acontece no domingo (24) pela manhã, com mais de 20 bandas de todo o Estado.

Patrolamento

Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria de Obras e Serviços Urbanos intensifica o serviço de patrolamento na rodovia ES-440 que liga o distrito de Bebedouro a Vila de Regência. O objetivo da ação é garantir mais conforto e segurança na mobilidade de todos que vão prestigiar o evento.

Saúde

A Unidade de Saúde de Povoação vai funcionar em regime de plantão para o atendimento de saúde da população. O atendimento começa às 19h da sexta-feira, 22, e se estende até às 17h do domingo, 24. Na unidade será realizado atendimento dos casos ambulatoriais mais simples. Para os casos de urgência e emergência mais complexos serão realizados os primeiros socorros e os pacientes, que necessitarem desse atendimento, serão encaminhados para o HGL - Hospital Geral de Linhares. O plantão do final de semana contará com duas ambulâncias a disposição dos participantes do evento. Abaixo a programação completa da festa:

Sexta 22/6:

18h – Abertura do evento com o cortejo da Banda de Congo São Benedito de Regência e Banda de Congo Mirim da Escola.

18h30 – Culto Ecumênico ao Herói Caboclo Bernardo – Praça/busto.

19h – Sessão Solene da Câmara de Vereadores – homenagens e entrega de Títulos e da Comenda Caboclo Bernardo.

20h – Abertura da tenda do artesanato com a apresentação das bandas de congos locais.

20h30 – Apresentação da peça teatral “Zé Grilo – O Trabalhador Brasileiro Que Não Desiste Nunca”.

21h – continuidade das bandas de congos locais.

22h – Show com a banda nacional Fogo na Coisa

0h – Show com a banda regional Comichão

Sábado 23/6:

9h – Torneio de futebol.

10h – Oficinas culturais (confecção de tambores de congo e ganzás).

10h – Oficina de Pipas (distribuição de 300 pipas)

19h30 – Teatro “Auto do Caboclo Bernardo”

22h – Show com a banda regional Natividade

0h – Show com a banda nacional Casaca

Domingo 24/6:

8h30 – Encontro Nacional de Grupos Folclóricos em Regência com a recepção dos grupos – cortejo até a Igreja Histórica. Café da manhã.

10h – Chegada do Enduro de Bicicletas.

11h – Início do almoço de confraternização.

12h – Chegada da Caminhada Caboclo Bernardo

13h – Reunião com os Mestres dos grupos.

13h30 – Início das apresentações individuais dos grupos na praça – busto do Caboclo Bernardo.

15h30 – Caminhada de despedida até a saída de Regência. (Fonte: PML)