Geral

Essa semana: E vai começar a feira livre do bairro Três Barras

Postada em: 5805

Atenção você que mora no bairro Três Barras e adjacências, ou em qualquer localidade de Linhares, e que gosta de comprar frutas, legumes, condimentos, e outros produtos fresquinhos direto do produtor. A cidade contará com mais uma feira livre, a do bairro Três Barras, com funcionamento sempre as quintas-feiras, das 12 horas às 18h30.

De acordo com a Prefeitura de Linhares, o espaço é estruturado na Rua José Cândido Durão, em frente a Igreja Nova Aliança, onde foram demarcados espaços apropriados para os feirantes do município e também, como a instalação de banheiros no dia de funcionamento e limpeza após a realização da feira.

Ao todo estão cadastrados 54 feirantes, em sua maioria agricultores familiares, e durante este primeiro dia de atuação, a população contará com atendimento em saúde do Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde – NAPS e apresentações culturais.

Modernização

A ação voltada para a saúde faz parte do Programa de Modernização das Feiras Livres de Linhares, uma iniciativa que envolve as secretarias municipais de Agricultura, Saúde, Segurança Pública e Defesa Social e Obras, com apoio do Sebrae/ES, Sindicato Rural de Linhares, Idaf, Incaper e associações que representam os feirantes do município.

A instalação do programa está em andamento desde o início da gestão e faz parte do Plano Agro desenvolvido pela secretaria de Agricultura, com objetivo de criar espaço apropriado para os comerciantes e consumidores das tradicionais feiras da cidade.

Cadastro e regulamentação

O Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Linhares, funcionários das secretarias de Saúde, Agricultura e Segurança Pública, orientam comerciantes que atuam na ilegalidade pelas ruas de Linhares, notificando e informando sobre as medidas de regularização como Microempreendedor Individual (MEI). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3371-2120.

Funcionamento

Os feirantes comercializam produtos oriundos do interior do município, em sua grande maioria, oriundos da agricultura familiar, além de produtos de origem animal, produzidos em conformidade com as legislações vigentes.

Atualmente a feira livre do Araçá funciona aos sábados e em breve contará com novo espaço para sua realização, ao lado da Unidade de Saúde do bairro; a do BNH funciona às sextas-feiras, mas estuda funcionar as quintas também. Já a do bairro Três Barras funcionará as quintas. Há ainda, a feira do Interlagos, muito tradicional no Município, porém, sua gestão é totalmente independente e funciona em conformidade com a Associação de Moradores do bairro, aos domingos.

Fonte: PML