Geral

Terça-feira: Começa importante campanha no Shopping Pátiomix

Postada em: 15238

Roupas para adultos e crianças, calçados, bolsas, bijuterias, entre outros, estão na lista do que as voluntárias do grupo "Amigas da Maternidade" - da maternidade SUS do Hospital Rio Doce - precisam. Para atingir o objetivo, as voluntárias lançaram uma campanha para receber doações. O slogan da campanha é bem sugestivo: “Era meu, agora é nosso. Seja solidário, faça sua doação”.

Objetivo

A campanha foi marcada para acontecer entre os dias 17 e 28 de abril, no Shopping Pátiomix, no bairro Movelar, sempre das 13 às 20h. A ação para arrecadar doações de roupas, adulto e infantil, além de calçados, bolsas, bijuterias, etc, é para os produtos serem posteriormente vendidos no Brechó Solidário das Amigas da Maternidade, que acontecerá em dezembro próximo.

Já a finalidade do Brechó, é levantar recursos para custeio da obra de reforma e ampliação da maternidade SUS do hospital Rio Doce, iniciadas em março. "Tudo que recebermos aqui será colocado à venda no Brechó Solidário que faremos em dezembro, e o dinheiro do brechó será destinado a obra de reforma e ampliação da maternidade SUS. Nosso objetivo maior é preparar os ambientes da maternidade para receber a família como um todo, para que quando essas mulheres cheguem na maternidade sintam-se bem acolhidas em um local especialmente preparado para elas", explica Carolina Lavigne Castello Branco Moreira, Presidente do grupo e Coordenadora do setor de Serviço Social do Hospital Rio Doce.

A reforma

A reforma da maternidade SUS do hospital Rio Doce começou ser realizada no início de março e contempla: pré- parto, enfermarias, Unidade de Tratamento intermediária, e as salas de parto. Ao todo a maternidade será ampliada em 153m², também será criada uma ala de auto- risco para as gestantes e uma nova sala de repouso para os médicos. O número de leitos vai passar de 17 para 30.

Vale ressaltar que o trabalho desempenhado pelo grupo de voluntárias contribuiu de maneira significativa para reabertura e ampliação, de seis para 10 leitos, da UTIN do Hospital Rio Doce.

"Amigas da Maternidade" do Hospital Rio Doce

Com o objetivo de ajudar crianças carentes nascidas no hospital Rio Doce Dona Joana Belizário, na época membro da Pastoral da Saúde, percebeu a necessidade de muitas mães que chegavam sem roupas para os bebês, reuniu um grupo de senhoras da comunidade e criou o projeto 'Amigas da Maternidade". O grupo que iniciou tímido, com apenas 6 membros, recebeu o apoio da direção do hospital e hoje conta com mais de 70 colaboradoras. O projeto completa 20 anos de existência em maio.

Para angariar fundos e manter o projeto social, as "Amigas da Maternidade" realizam algumas atividades, como o Brechó solidário, Chá das Amigas, Feijoada das Amigas e ação entre amigos. Todo dinheiro arrecadado com os eventos é investido em melhorias da maternidade e na compra de tecidos, material de costura e fraldas.