Sexta, 18 de Setembro de 2020
27 99808-4347
Agua

Homem contamina nascente no Dia Mundial da Água

O delegado Fabrício Lucindo Lima atuou no caso.

22/03/2018 16h51
Por: Redação
Homem contamina nascente no Dia Mundial da Água

O delegado Fabrício Lucindo Lima atuou em um caso curioso nesta quinta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água: Ele prendeu Gilberto Hartiwig Acher, de 28 anos, após este ter sido conduzido pela Polícia Militar à delegacia de Santa Maria de Jetibá, onde o delegado atua após transferência de Sooretama, e o motivo é que, de acordo com o delegado, Gilberto, que estava com mandado de prisão em aberto por prática de crime de violência doméstica e descumprimento de medida protetiva, contaminou uma nascente para matar um desafeto.

O delegado disse que a prisão foi às 11h00 e que a nascente atende uma pequena comunidade de sete casas.  De posse das informações, os Policiais Civis da Delegacia de Santa Maria de Jetibá se deslocaram para o local com um técnico da Secretaria municipal de  Meio Ambiente, juntamente com o preso, e este informou como envenenou a água que abastece as casas. "Ele disse que jogou quase todo o frasco de veneno em uma caixa que recebe a água da nascente e dali atende as casas dos moradores, informou que usou o veneno conhecido de nome Lebaycid, produto altamente tóxico e com venda controlada", disse o delegado.

O veneno, conforme disse Gilberto ao delegado, é usado no combate as pragas que atacam o café e as plantações de tomate da região. O jovem confessou que a intenção era assassinar um dos vizinhos que era atendido pela água da nascente, um desafeto, porém não pensou que estaria colocando em risco sete famílias inteiras. "Como o veneno tem o cheiro muito forte, os moradores desconfiaram antes de fazer uso da água, apenas uma pessoa foi contaminada e  levada ao hospital com dores estomacais e queimação na garganta, mas passa bem", disse Fabrício.

Além do risco e do enorme susto, e da contaminação de toda água da pequena comidade no Córrego São Sebastião, as vitimas terão que arcar com mais prejuízos,  pois todo os sistema de abastecimento deverá ser cuidadosamente limpo, conforme orientação do técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. E isto não é tudo: Todo o encanamento das residências deverão ser trocados, por conta da contaminação interna, em locais onde não será possível a limpeza, um enorme prejuízo.

O material, as amostras coletadas pela Polícia Civil serão encaminhados para o Laboratório da Perícia Criminal da Polícia Civil em Vitória. O  jovem preso foi encaminhado ao Presidio de Viana. "Muito curioso este fato acontecer neste Dia Mundial da Água", observou o delegado. (Fotos: Polícia Civil)

7 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias