Segunda, 13 de Julho de 2020
27 99808-4347
Eu Vi Em Sooretama Violência domestica

Violência doméstica e sexual: Sooretama figura entre os mais violentos do Brasil, diz delegado

Fabrício Lucindo Lima fez um balanço e mostrou o que tem sido realizado para minimizar a situação:

13/12/2017 14h28
Por: Redação
Violência doméstica e sexual: Sooretama figura entre os mais violentos do Brasil, diz delegado

“Estatisticamente, nosso município de Sooretama figura entre os mais violentos do Brasil, no quesito violência doméstica contra a mulher e violência sexual, por conta desta triste realidade, a Polícia Civil de Sooretama, nos últimos anos, tem se empenhado ainda mais em solucionar estes casos, dando andamento célere as investigações, concluindo Inquéritos Policiais novos e antigos, prendendo e indiciando elementos que praticam esses tipos de crimes”. As palavras são do delegado Fabrício Lucindo Lima, que fica à frente das atividades da Polícia Civil em Sooretama, norte do Espírito Santo.

Lei Maria da Penha

De acordo com o delegado, neste ano de 2017 foram instaurados 102 procedimentos investigativos relacionados à Lei Maria da Penha, e foram concluídos e encaminhados ao Ministério Público e em seguida ao Poder Judiciário 144 Inquéritos Policiais. “Limpamos totalmente a pauta: Todos os que foram instaurados  no ano de 2017 e os de anos anteriores também foram concluídos e encaminhados ao Ministério Público e em seguida ao Poder Judiciário”, citou Fabrício.

Crimes sexuais

No tocante aos crimes sexuais, o delegado disse que foram concluídos 26 casos, e assim como os da Lei Maria da Penha, todos foram encaminhados ao Ministério Público e em seguida ao Poder Judiciário. “Pauta também totalmente limpa”, comparou o chefe da PC de Sooretama.

Com isso, neste ano de 2017 a PC de Sooretama somou 170 Inquéritos Policiais de violência doméstica e violência sexual, devidamente concluídos e destinados ao MP e em seguida ao Poder Judiciário. Isso significa um inquérito policial concluído, para cada 1,3 dia útil do Poder Judiciário, considerando os dias úteis do ano.

Prisões

As prisões realizadas pela Policiai Civil e Policial Militar neste ano que se finda, quando o assunto são os casos relacionados a violência doméstica e violência sexual, entre flagrantes e cumprimento de mandados de prisões temporárias e preventivas, totalizaram 17.

Convênios

Além do trabalho de polícia investigativa, a Polícia Civil sooretamense realizou convênio com o município para atendimento às vítimas no Pronto Atendimento Municipal no Centro da Cidade, com o fornecimento imediato de cópia do Boletim de Atendimento de Urgência (BAU), que supre o Laudo de Lesões Corporais.

No balanço dos trabalhos de 2017, consta ainda outra parceria com a Prefeitura, que diz respeito ao transporte das vítimas, em casos mais graves e de violência sexual, para o SML de Linhares. Assim, foi evitado que a vítima arcasse com pagamento de passagens de ônibus de ida e volta a Linhares. “Esse procedimento evita que a vítima seja penalizada duas vezes, uma pela violência e outra por ter de arcar com o custo das passagens de ônibus até Linhares”, comentou o delegado.

A PC se Sooretama acrescentou que para acompanhamento dos casos no núcleo familiar, foi firmado convênio com a Prefeitura Municipal de Sooretama, através da Secretaria Municipal de Ação Social, que recebeu da Delegacia cópias de todas as ocorrências que relatam casos de violência doméstica e violência sexual. “Com isso, acontece acompanhamento caso a caso, em um trabalho para estancar a violência de vez, no núcleo familiar específico”, explicou Fabrício.

9 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias