Saúde

Brasil tem apenas uma escova de dente disponível por ano, por família

Postada em: 8066

Começa nesta terça-feira (14), véspera do feriado nacional, o maior evento de odontologia e voluntariado do mundo: O Sorriso do Bem 2017. O dentista Itamar Francisco Teixeira, coordenador do projeto Dentistas do Bem em Linhares, é o único voluntário do município  presente ao evento, cuja programação terminará no dia 17 em Poços de Caldas (MG).

O lema da edição, que é a 12ª do Sorriso do Bem, é “Cuidar, Sorrir, Amar”. Cerca de 1.000 pessoas, entre dentistas, palestrantes e personalidades, e o encontro será permeado pelo tema “O cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga”. A divulgação destaca que serão “Todos unidos pela missão de promover a inclusão e de inspirar as pessoas a assumir posições transformadoras em relação à saúde”.Itamar representará Linhares

O encontro abre espaço também para as premiações Melhor Dentista do Mundo – voluntário que mais trabalhou para a democratização do acesso à odontologia – e Estudante do Bem – aquele que produz o melhor painel com um relato de um caso clínico mostrando a realidade social e odontológica de jovens de baixa renda.

O objetivo do evento é mobilizar, engajar e inspirar a rede – que conta hoje com 17.100 dentistas voluntários em 14 países –, para ampliar o impacto social na vida dos beneficiários, em defesa do sonho de milhões de brasileiros de ter acesso a dentistas. O desafio é imenso: 40 milhões de pessoas hoje no Brasil não vão ao dentista por problemas financeiros; e 16 milhões perderam os dentes. A Turma do Bem foi oficializada como Oscip em 2002 e atende de forma voluntária milhares de crianças e adolescentes de 11 a 18 anos do Brasil, América Latina e Portugal.

Mais sobre a programação

Especialistas, atores, artistas e personalidades, todos engajados na causa, compõem a programação. Rodrigo Lopez, ator e pesquisador, ministra o curso cujo tema permeia e inspira todo o evento: Cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga.

O médico e cientista Beny Schmidt, diretor e fundador do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Escola Paulista de Medicina, que chefiou o maior mapeamento de doenças musculares do mundo, também retoma a Grécia Antiga ao abordar o mito da Fênix em sua palestra intitulada Qualidade de vida e o mito da Fênix de renascer das cinzas. O encontro tem ainda palestras do escritor amazonense Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti em 2009, que fará o lançamento do romance A Noite da Espera; da jogadora Magic Paula; de Luciana Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos; de Robinson Shiba, profissional dentista que criou a rede de fast-food China in Box; do escritor Marco Aurelio de Moura, que fala sobre a intolerância na internet; e da consultora Gleice Oliveira, que discute técnicas Disney para encantamento, palestra que compõe o Ciclo Odontológico, que acontece durante o Sorriso do Bem. Na noite de entrega do prêmio Maelhor Dentista do Mundo, dia 16, Pabllo Vitar e Mark Lambert comandam o show. A apresentação do evento será da Morelli Ortodontia.

Brasil tem apenas uma escova de dente disponível por ano, por família

“Criei o projeto Dentista do Bem baseado em uma aflição. Ao realizar palestras em escolas públicas, em 1995, com foco na prevenção de problemas odontológicos, as mães mostravam a terrível situação bucal dos filhos – e a prevenção já não adiantava mais. Basta dizer que no Brasil há apenas uma escova de dente disponível por ano, por família”, afirma o cirurgião-dentista Fábio Bibancos, diretor do Instituto Bibancos de Odontologia e presidente voluntário da Turma do Bem. Foi então que ele resolveu unir 15 colegas e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos nos consultórios. A TdB já atendeu mais de 70 mil jovens no Brasil, 750 mulheres vítimas de violência e mais de 300 jovens que participam de capacitação profissional.

“Na Grécia antiga, a cura era algo intrínseco à cultura e com o passar do tempo perdemos essa referência”, diz Bibancos, razão pela qual o evento resgata essa época.

O projeto em Linhares

Em Linhares, de acordo com Itamar, atualmente 63 crianças entre 11 e 17 anos estão em atendimento pelos dentistas voluntários do município. “Contamos com 17 cirurgiões dentistas voluntários de várias especialidades. A fila de espera hoje é 52 crianças”, detalhou o coordenador.